UFPI Parnaíba sedia etapa da Olimpíada Brasileira de RobótIca

UFPI Parnaíba sedia etapa da Olimpíada Brasileira de RobótIca

OBR no Piauí. | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório de Neurofísica (LANF) da UFPI, o Conselho Estadual da OBR-Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso realizam nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2017 a 2º Edição da ArtTRON (Atividade de Integração entre Tecnologia, Cultura e Arte), evento que une Tecnologia e Arte, gerando assim, discussões sobre essas abordagens.

O ArtTron 2017 ocorre no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, com solenidade de abertura às 18 horas da quarta-feira (13/09) no auditório da universidade. O evento aposta no diálogo interdisciplinar entre arte e tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens.

Surge como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais. Com a temática voltada ao campo da tecnologia, a programação contemplará três palestras sobre tecnologia e suas aplicações regionais com participação de palestrantes de renome:

- Dia 13/09 às 18h:

Palestra I – Ney Paranaguá de Carvalho

Tema: “Como a tecnologia está construindo uma ruptura na sociedade”

- Dia 14/09 às 8h

Palestra II – Francisco Marcelino

Tema: “Crown Brawl - desde a Global Game Jam até a ImagineCup”

- Dia 15/09 às 8h

Palestra III – Marcelo Mesquita Silva

Tema: “Fell The future – Você está preparado para o futuro sem empregos?”

A principal atratividade da programação tecnológica será a competição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que selecionará durante os dias 24 a 16 de setembro, sexta a domingo, equipes para representar o Piauí na competição nacional, que ocorre em Curitiba-PR de 07 a 11 de novembro de 2017.

A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental, médio ou técnico, de qualquer cidade do país. A participação dos estudantes é gratuita.

Etapas

A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Na modalidade teórica, há aplicação de prova escrita em todas as escolas participantes. Já na modalidade prática, que ocorre durante as seletivas estaduais/regionais e também na grande final nacional, os alunos, organizados em equipes, têm de construir robôs que desempenhem tarefas determinadas pela OBR.

Aberta as Inscrições!

Acesse o nosso Site http://arttron.lanfpi.com/ e participe!

Robótica na UFPI

O (LANF) Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de auto desempenho, como, por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós-graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO.

Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxiliar o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC.

Assessoria de Comunicação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES