Vereadores de Parnaíba cobram mais segurança e estrutura à PM

Vereadores de Parnaíba cobram mais segurança e estrutura à PM

Câmara Municipal. | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a sequência de assaltos, furtos e homicídios registrada nos últimos dias em Parnaíba, no litoral do Piauí, os vereadores convocaram para esta quarta-feira (12/07) uma sessão extraordinária no Legislativo Parnaibano para tratar sobre a segurança pública na segunda maior cidade do Estado. Os parlamentares cobraram mais estrutura policial, sobretudo para a Polícia Militar.

Logo no início das discussões, os vereadores decidiram pela não convocação do comandante da PM de Parnaíba, tenente-coronel Adriano de Lucena. Segundo eles, o oficial já teria tido oportunidade para se pronunciar em um momento anterior, explanando inclusive a situação da instituição na cidade, no entanto os parlamentares relatam que a problemática persiste.

Beto – PP

O vereador Beto sugeriu que seja encaminhado um ofício à Prefeitura de Parnaíba requerendo a instalação de câmeras de segurança pelo centro da cidade, nas entradas do município, nos pontos turísticos, aeroporto, terminal rodoviário, dentre outros pontos. Pediu também para que a Câmara Municipal crie um documento a ser assinado por todos os vereadores apoiando os policiais militares em casos de incidentes.

“Infelizmente no Brasil o bandido precisa atirar primeiro para só depois a polícia reagir. Temos que defender os policiais e apoiá-los integralmente. Se for o caso, peço para que seja encaminhado correspondências até para o Congresso Nacional, mas não podemos deixar esses heróis sozinhos”, ponderou o parlamentar que defende o fim do desarmamento e o retorno dos militares ao comando da nação.

Carlson Pessoa – PPS

O vereador Carlson Pessoa foi enfático ao criticar a falta de estrutura no aparato de segurança pública da cidade. O mesmo disse ainda que só aceitará participar de uma audiência pública sobre a atual crise, se o comandante geral da Polícia Militar do Piauí se fizer presente. O parlamentar, que é líder do governo municipal na Câmara, disse ainda que o atual comando da PM em Parnaíba é inoperante.

“Comandantes anteriores já foram muito mais operantes. Infelizmente essa é uma informação dos próprios policiais do 2º Batalhão. Recentemente o tenente-coronel Lucena apresentou alguns índices nas redes sociais que são duvidosos. Feliz de nós se aqueles números mostrassem a nossa realidade. Basta levarmos em consideração que boa parte das ocorrências não são registradas pelas vítimas. Temos que reconhecer também que é inadmissível trabalhar com a pífia estrutura oferecida pelo Governo do Estado”, comentou.

Fátima Carmino – PT

A vereadora Fátima Carmino lamentou a ausência de outros representantes de instituições que compõe a segurança pública de Parnaíba. Ela discordou do comandante do 2º BPM não ter falado durante a sessão extraordinária. A parlamentar lembrou que outras polícias como a Federal, Rodoviária Federal e Civil, além da Guarda Civil Municipal, também devem ser chamadas para o diálogo.

“Lamento pelo comandante da PM local não ter tido a oportunidade de falar, pois ele mais do que ninguém conhece a realidade. Fico triste também em ver que no meio dessa discussão tão séria ainda aparece gente querendo fazer acusações políticas e não é esse o nosso interesse. Estamos aqui para ajudar a população e eu esperava uma conversa mais pautada com todas as forças”, afirmou.

Outros vereadores também falaram e sugeriram pela convocação da Ordem dos Advogados do Brasil e da Assembleia Legislativa do Piauí, no auxílio da resolutividade do atual problema. A sessão extraordinária durou cerca de duas horas com a presença de 14 vereadores. Faltaram: Irmão Marquinhos (PSL), Reinaldinho (PTB) e Daniel Miranda (PRB).

Dados oficiais

Segundo o comando do 2º Batalhão da PM, Parnaíba possui apenas seis viaturas e uma média de 20 policiais por plantão nas ruas. Em contraste, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a cidade possui 150 mil habitantes (com a população flutuante esse número pode chegar a 200 mil). De acordo com o tenente-coronel Adriano de Lucena, há cerca de 25 anos o município possuía quase 600 PMs, atualmente possui menos da metade.

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES