Ações do Setembro Amarelo envolve setores da sociedade

Ações do Setembro Amarelo envolve setores da sociedade

Ações do Setembro Amarelo envolve setores da sociedade | Cartaz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha do Setembro Amarelo mobiliza diversos segmentos sociais e estabelecimentos de Saúde, visando a prevenção e combate ao suicídio além da valorização permanente da vida. A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e órgãos do setor, investiram nessa ideia e transformaram-na em ações, com os plantões psicológicos, atividades nas escolas do município e na ação de culminância com a população, na próxima quarta-feira, 26 de setembro, às 16h na Praça da Juventude.

O Coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e um dos organizadores do projeto, Jorge Carvalho, expôs em síntese o que consistiu nessa campanha de valorização da vida. “Essa Campanha na verdade foi um projeto Setembro Amarelo e uma das atividades são os plantões psicológicos que estão sendo desenvolvidos durante todo o mês na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as segundas e quartas-feiras à tarde. E o objetivo dos plantões é tanto atender as pessoas que estão em sofrimento psíquico que é uma demanda que a gente tem”, disse Jorge Carvalho.

O coordenador também explicou de como a campanha teve início até a sua culminância. “Iniciamos com a capacitação dos profissionais, veio a questão dos plantões e agora a gente está na questão de finalizar com um evento que é a mobilização na Praça da Juventude. Durante todo o mês a gente fez atividades nas escolas. Já como é um projeto a gente fez algumas ações pautando início, meio e fim”, complementou Jorge.

Sobre a avaliação das ações das equipes do NASF, CAPS, ESF e outros profissionais da SMS envolvidos, Jorge Carvalho acrescenta. “O evento que será no dia 26, é um fechamento com essas escolas, com produções que foram realizadas nas mesmas, porque a campanha Setembro Amarelo não é voltada só para a prevenção do suicídio, não é só para o público que está em sofrimento psíquico, que é esse o nosso público que a gente atendeu bastante durante os plantões, enfim, foi um contato mais próximo. Mas o objetivo também é a valorização da vida. Nossa mobilização tem o intuito de fechar e também de juntar o público adolescente, com a questão das produções criativas do público das escolas e a comunidade em geral para chamar a atenção à causa”, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES