Agentes de Saúde e Endemias receberão capacitação instrutiva sobre dengue, zica e chikungunya

O objetivo é para os agentes terem mais conhecimento sobre essas endemias.

Capacitação Capacitação | Cartaz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Federal Piauí - Pedro II, realiza, nos meses de fevereiro e março, capacitações de combate à dengue, zica e chikungunya com os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes Comunitários de Endemias – ACE do município.

Nos próximos dias 14 e 15 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h às 17h, acontecerá, no campus do Instituto Federal Piauí - Pedro II, a primeira capacitação com os profissionais de saúde. Eles estão divididos em dois grupos: grupo A e grupo B. No dia 14, as ações serão realizadas na zona rural e no dia 15 é a vez a zona urbana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através da parceria do IFPI Pedro II com o IFMA Itapecuru-Mirim, foi possível confirmar a presença da professora e pesquisadora Liliane Barbosa Amorim, com o projeto de Monitoramento de populações de Aedes aegypti.

Na oportunidade será ministrada a capacitação sobre as arboviroses, o mosquito Aedes aegypti em comparação com outros mosquitos, seu ciclo de vida, além dos diferentes tipos de controle, no qual se buscará a implantação do projeto de monitoramento utilizando armadilha de oposição em massa no levantamento do índice de infestação, cujo monitoramento funciona independentemente do agente.

Com esse tipo de monitoramento é possível fazer outros trabalhos de controle, saber quais as áreas em que está surgindo o maior número de ovos do mosquito, onde surgem mais fêmeas infectadas, por exemplo, além de promover ações de educação popular em saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES