Agricultura familiar fornece produtos para a merenda escolar

Agricultura familiar fornece produtos para a merenda escolar

Agricultura familiar fornece produtos para a merenda escolar | Beto Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As escolas da rede municipal de ensino de Pedro II passam, a partir de agora, a contar com um ingrediente a mais no quesito qualidade da merenda escolar: a aquisição direta de produtos oriundos da agricultura familiar, de acordo com a lei 11.947

 

Desde que assumiu a gestão municipal, em março de 2013, a prefeita Neuma Café já admitia que a qualidade da merenda escolar oferecida nas escolas públicas teria que melhorar. A partir daí, incentivou a ativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e determinou à Secretaria de Educação que promovesse um estudo de viabilidade para a aquisição dos produtos da agricultura familiar.

 

Segundo a nutricionista Renata Luiza Lima, A SEMED adotou todas as providências necessárias para a compra da merenda escolar diretamente dos produtores locais. "Já fizemos cinco compras diretas dos produtores cadastrados, obedecendo o que manda a lei 11.947", disse.

 

Na primeira compra foram beneficiadas as escolas de educação infantil da zona urbana, pois, segundo a nutricionista da SEMED, a prioridade este ano é essa faixa etária, tendo em vista serem as crianças as que mais necessitam de uma alimentação nutricionalmente adequada para suprir suas necessidades.

 

As escolas que já contam com o serviço são: Vovó Inácia, Anexo Vovó Inácia, Tia Alice, Anexo Tia Alice, Chapeuzinho Vermelho, Inês Passos Galvão, Maria de Jesus Campelo e Monsenhor Lotário Weber.

 

Essas escolas estão recebendo, periodicamente, produtos como cheiro verde, alface, limão, maracujá, pão, polpa de fruta e galinha caipira. " As escolas estão fazendo o teste de aceitabilidade e, conforme os agricultores vão atendendo a demanda, maior será a diversificação do cardápio e a qualidade da alimentação escolar oferecida", disse.

 

Os agricultores familiares cadastrados produzem nos povoados Cancão, Tapera dos Vital, Formiga e Assentamento Paraíso.

 





Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES