Alunos de Ciências Biológicas participam de aula passeio

Alunos de Ciências Biológicas participam de aula passeio

Turma de Ciências Biologicas | Alunos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto CETA, unidade de Pedro II realizou nos dias 10 e 11 de março, excursão com um grupo de 45 acadêmicos de Ciências biológicas a Barra Grande, uma linda praia piauiense, localizada no município de Cajueiro da Praia, a 50 km de Parnaíba, tendo por objetivo a abordagem de conhecimento teórica e prática das disciplinas de Zoologia dos invertebrados inferiores/Zoologia dos invertebrados superiores, as disciplinas foram ministradas sob a orientação do Professor Nelyswelson Sousa, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí e Pós- graduado em Saúde Pública e Gestão Ambiental pela Faculdade Cristo Rei.

Escolha do local foi realizada ao se constatar grande potenciai da diversidade faunística da região, possibilitando os estudos dos grandes grupos da Zoologia marinha e exemplares representativos dos vários táxons bem como seus aspectos morfo-sistemáticos, biológicos e ecológicos.

Uma das propostas de atividades foi desenvolvida nos ecossistemas bentônicos constituído por um dos recifes de corais do local, que por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais considerados como os mais diversos habitats marinhos.

Estima-se que um único recife de coral pode abrigar, pelo menos, 3 mil espécies de animais como esponjas marinhas organismos filtradores, de coloração muito variada indo desde o branco até o vermelho púrpura, além de diversos outras espécies do filo dos cnidários como caravelas, água-vivas,corais, entre outros.

Outro ponto amplamente visitado foi a área dos manguezais, num passeio de canoa com a associação de condutores da Barratur no já tradicionalmente recomendado passeio do Cavalo Marinho, por cerca de 1:30h, atravessando manguezais, e apreciando a exuberante fauna e flora do litoral piauiense, com direito a banho e ao encontro com a espécie Hippocamppus reidi, conhecido como o exótico cavalo marinho, que está ameaçado de extinção e encontrou nas águas piauienses um bom local para morar e procriar.

Em determinado momento, o barco para e a turma desce para dentro do mangue, lá se vivencia a captura dos caranguejos, dentro do mangue em seu habitat natural e condições de reprodução.

O barro quando duro é liso e escorregadio, quando não, os pés afundam até acima do joelho os caranguejos se afundam dificultando o encontro com o catador que para pega-lo coloca a mão na loca e afunda o braço todo, encostando o rosto também no barro.

Nesse trajeto o que mais impressiona é a grande quantidade de crustáceos estabelecida nesse ecossistema, de todas as cores e espécies, mas com um destaque para a espécie do caranguejo-uçá que povoa os solos desses manguezais em enormes quantidades de machos e fêmeas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES