Associação desenvolve projeto em comunidade rural

Associação desenvolve projeto em comunidade rural

A ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO CASA DE COMPADRE também designado de CASA DE COMPADRE é uma associação, de fins não econômicos, que direciona sua atuação de acordo com o objetivo principal de ?contribuir para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos, famílias e comunidades através de projetos integrados de desenvolvimento local e comunitário, que incluam a promoção política-cidadã, humana, social, econômica, habitacional, cultural, educacional, religiosa, urbana, rural e ambiental, como forma de diminuir os índices de desigualdade?.

Implantou-se essa Casa na busca por criar-se um espaço social que propicie direta e/ou indiretamente a homens, mulheres, jovens, crianças e idosos em situações de risco e/ou vulneráveis e que necessitem de incentivo e apoio social com promoção à geração de renda, uma educação de formação que complemente sua realidade social. Nesse sentido essa proposta parte do princípio de que o ser humano sendo fruto de condições sociológicas, e com elas interagindo constantemente, será a partir da própria realidade que conseguirá compreender-se agente da construção de uma sociedade mais equânime. E é a partir dessa realidade que estão inseridos todos os objetivos e metas vem sendo norteados pela Casa de Compadre.

A concepção do Projeto Oficinas Sociais Rurais intervindos com arte é a de que a educação desempenha papel importante no processo de intervenção social, porque possibilita habilitar e promover a emancipação do indivíduo. Este projeto foi pensado para a realidade das comunidades rurais de nosso município, em principio estamos atuando na Comunidade Tapera dos Vital e Região, numa perspectiva de desenvolver atividades pedagógicas, capazes de intervir no meio e contribuir para a criação de condições que desenvolvam as potencialidades de saída do círculo da exclusão social e cultural.

Nesse sentido, as Oficinas Sociais Rurais visam ao desenvolvimento de atividades participativas, adotando, como opção metodológica, o formato de oficinas porque facilitam a troca de experiências, estimulam a reflexão e o debate entre as/os partícipes. As práticas educativas são entendidas numa perspectiva interventiva, associando ensino e pesquisa, que se articulam em quatro eixos: Educação Artística; Corpo e Dança; Leitura e Teatro, e Produção

Acreditamos que inventar a vida é dar-lhe novas cores, sons, cheiros, movimentos múltiplos de singularidade para o enfrentamento as mudanças sociais e globais. Valendo-se da linguagem artística como prática pedagógica de educação e cultura, homens, mulheres, adolescentes e crianças experimentam diversas possibilidades de ser e interagir com o meio. As atividades potencializam as relações cotidianas, a formação de vínculo, a compreensão do mundo e das relações sociais, incentivando a busca de parcerias, o empreendedorismo e a descoberta das habilidades e forças contidas em cada participante das oficinas

As oficinas contaram a participação de toda a comunidade local e região, contamos com a brilhante apresentação do grupo de capoeira ACUP (associação de capoeira unidos dos palmares) de PEdro II. Onde se estendeu por todo o dia os trabalhos em grupos orientados pelos oficineiros.

As primeiras oficinas oferecidas para a Comunidade são: Capoeira, Artesanato de Vagonite, Macramê, Produção de chaveiros de feltro e crochê.

Todas as oficinas são desenvolvidas aos sábados na sede da escola por um determinado período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES