Associação Pedrossegundense Viva Feliz completa 1 ano em Pedro II

Associação Pedrossegundense Viva Feliz completa 1 ano em Pedro II

Associação Pedrossegundense Viva Feliz completa 1 ano em Pedro II | João Paulo Mourão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes, um terreno de um velho clube com muros em ruínas; hoje, um novo espaço cultural fruto de uma associação em prol das artes locais: assim é possível começar essa história da Associação Pedrossegundense Viva Feliz, em que um dos projetos de destaque é a Banda de Música Mestre Alessandro, trabalho conduzido pelo Maestro Getulivan Perfeito e sua esposa Conceição Perfeito.

À fachada uma denominação e um dístico se destacam na parede: uma relaciona-se ao nome do espaço, muito bem aplicado, por sinal – Associação Pedrossegundense Viva Feliz é um nome que diz tudo a que vem ser feito e a finalidade maior do espaço; outra, como representação de um grupo de banda musical, a Banda Mestre Alessandro (uma homenagem ao pioneiro músico e professor que originou a banda).

Aos poucos, conhecemos o ambiente recentemente construído, que contempla um espaço multiuso para várias produções e projetos artístico-culturais: indo da dança à música em si. E enquanto o maestro me explica sobre os ensaios, o tipo de instrumentos usados para musicalização, vão aparecendo as crianças: umas curiosas, outras sorridentes, outras desconfiadas, sem saber o que aquele jornalista estranho no ninho faz ali. Mas, com algum tempo, elas entendem o significado da visita, que é de falar da participação delas na musicalização, ensinadas que são através da flauta doce, sob a condução ao violão do Maestro Getulivan Perfeito.

Vão aos poucos se interessando pelo repórter e sua participação naquele local se torna mais aceitável a elas, principalmente após alguns contatos rápidos e sorrisos de ambas as partes. Nesse ínterim, são feitas algumas fotografias, que intentam retratar a magia daquele momento: crianças em processo de aprendizado musical. Abre-se o livro com portfólio musical, contendo as letras e as notas musicais simplificadas para a instrução daquela criançada em uma das mais belas artes, a melódica.

Vendo que esse repórter está ali para também aprender um pouco com elas, as crianças se desarmam e se soltam mais, algumas até puxam conversa e outras sorriem mais aliviadas. Nesse meio tempo, são feitas fotos e observações que revelam uma escola de novos aprendizes da música brasileira, em plena atividade e a plenos pulmões nas suas flautas doces.

Vamos apreciando a ocasião, até que o maestro passa com as crianças para o palco, já organizado e com seus pedestais para sustentar as transcrições musicais e acompanhar o toque musical daquele seleto grupo de pupilos, muito compenetrados e dedicados que são ao aprendizado e à formação, todos buscando seguir o ritmo, apesar de bastante novos ainda.

E assim, depois de um vídeo, gravando e registrando amadoramente mas sentimentalmente envolvido um pouco daquele raro momento de inspiração, passamos à parte mais interessante para o jornalista: entrevista! Sim, pois é por meio dela que sentimos o que de fato pensam as crianças e os adultos que as conduzem neste ensino, suas percepções e suas admiráveis virtudes.

Entretanto, nem tudo pode ser controlado como mandam os professores e uma ou outra criança dá um baita sorriso, outra sai correndo encabulada e outras – surpreendentemente – revelam uma afinidade e um comprometimento sérios para com a entrevista, o que envaidece e envolve qualquer repórter.

Enfim, compreende-se pela fala daqueles meninos e meninas que estar ali é mais que um mero momento de lazer, de diversão, ou de entretenimento para suas horas ditas vagas. Nada disso: ali é um espaço de aprendizado integral, por inteiro, no qual eles começam aprendendo música e terminam aprendendo sobre a vida e a ética em sociedade. E isto é a melhor moral da história que podemos reportar nesse momento em que, ao sair, vemos um senhor já de idade avançada ao portão, que diz que aquelas crianças têm futuro. Essa é a melhor resposta para resumir o significado daquela instituição e dos que dela participam.

O grupo da Associação Pedrossegundense Viva Feliz completa um ano de sede nova em 26 de novembro de 2017, com uma alvorada musical festiva saindo da sede passando por ruas do município e chegando para a apresentação no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E é realmente um momento para comemorar e refletir sobre esta notável jornada em prol de novos artistas e novos cidadõezinhos e cidadõezinhas pedrossegundenses.

Texto e fotos: João Paulo Mourão



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES