Começam preparativos para a eleição do Conselho da Mulher

Começam preparativos para a eleição do Conselho da Mulher

Começam preparativos para a eleição do Conselho da Mulher | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma lei municipal criada ainda no ano de 2002 começa a sair do papel. A lei nº 894/2002 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) deverá ser posta em prática a partir de agora.

Mobilizados através da Coordenadoria Municipal da Mulher, representantes de entidades civis do município de Pedro II reuniram-se nesta quinta-feira (08) para discutir os preparativos para o processo de escolha dos membros do CMDM.

 

Um dos objetivos do CMDM é deliberar, normatizar e executar políticas relativas aos direitos da mulher. O Conselho deverá tornar-se um centro permanente de debates envolvendo diversos setores da sociedade.

 

Na reunião, coordenada pela professora Maria Luisa Vieira, da Coordenadoria Municipal da Mulher, foram discutidos os procedimentos e regulamento para o processo de eleição dos membros do Conselho, que será o primeiro, de fato, após a criação da lei.

 

A coordenadora da Mulher aproveitou para falar da importância da lei que defende os direitos das mulheres. "Esta lei é muito importante, ela sugere a criação de um mecanismo essencial para defender os direitos da mulher, mas, infelizmente, nunca havia saído do papel", enfatizou Maria Luisa.

 

Recentemente, a Câmara Municipal aprovou uma mudança nesta lei. Foi no artigo que refere-se à composição do CMDM, no item que trata das entidades que terão direito a assento no Conselho. Com a alteração, o CMDM será composto, agora, de forma paritária, sendo 04 representantes da sociedade civil e 04 do poder público, além dos respectivos suplentes.

 

Para Maria Luisa, a reunião foi bastante proveitosa, porque mostrou a preocupação das entidades na defesa dos direitos da mulher. "Fiquei satisfeita com a presença de cada um e de cada uma. Aqui, preparamos o regulamento do processo eleitoral, formamos a comissão que vai conduzir o processo e, agora, vamos nos mobilizar para as plenárias", disse.

 

Cada entidade ou órgão que indicar pessoas para o Conselho deverá participar das plenárias que serão realizadas em data ainda a ser marcada, nas quais serão escolhidas as conselheiras titulares e suplentes.

 

Durante a reunião, também foi escolhida a Comissão Eleitoral, que será responsável pela condução de todo o processo de registro de nomes e eleição dos membros que vão compor o CMDM.

 

Como ficou a composição da Comissão Eleitoral do CMDM:

 

Ana Lúcia de Macêdo Lima - Fundação Santa Ângela

João Pereira dos Santos - Associação de Moradores Padre Vieira

Maria Luisa Vieira - Coordenadoria da Mulher

Domingos Alves Lima - Sindserm

 


Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES