Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas busca parceria para assistir famílias em vulnerabilidade

Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas busca parceria para assistir famílias em vulnerabilidade

Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas | SEMCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenadoria Municipal de Enfrentamento às Drogas promoveu encontro com os agentes comunitários de saúde e com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o intuito de traçar estratégias conjuntas de enfrentamento ao uso de drogas em Pedro II.

Segundo a assistente social Clarisse Nogueira, o encontro teve como finalidade propor uma parceria que visa identificar os problemas causados pelo uso de drogas nos bairros e comunidades onde atuam esses profissionais. "Queremos identificar as causas, a vulnerabilidade das famílias e as consequências para, daí, tirar estratégias que nos levem a buscar soluções, como o acolhimento e o tratamento de usuários e a assistência às famílias de dependentes químicos", explica.

Os agentes de saúde terão papel primordial nessa tarefa porque eles vivenciam mais de perto a realidade da comunidade onde atuam. "Sabemos que a política de atenção é intersetorial e os agentes de saúde estão em contato direto com as famílias e podem ajudar a identificar o foco do problema", comenta Clarisse Nogueira.

Uma outra ação da Coordenadoria é articular a formação de uma rede de proteção e enfrentamento ao uso de drogas com o envolvimento de profissionais que atuam em diversas áreas da administração pública. "Estamos articulando o fortalecimento de uma rede de proteção que vai trabalhar o acompanhamento das famílias em vulnerabilidade. Pretendemos promover cursos de capacitação para os integrantes dessa rede, com a finalidade de qualificar ainda mais o trabalho que está sendo iniciado", finalizou.

Quem coordena esse trabalho é Antônio Rodrigues Filho, um agente comunitário de saúde e o atual presidente da Associação Casa de Compadre, que mantém o Espaço Semear, entidade que cuida de dependentes químicos do município.

Fonte: SEMCOM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES