Dengue, uma doença que pode matar

Dengue, uma doença que pode matar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mapa nacional da dengue alerta para alto risco de epidemia no Piauí

O Piauí continua entre os Estados com alto risco de epidemia de dengue em 2011. O novo mapa de alerta da doença foi apresentado em Brasília/DF nesta terça-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e conta com dezesseis ao invés de nove unidades da federação, número relativo à divulgação do último setembro.

Dos cento e setenta e oito municípios com alto índice de infestação do Aedes aegypti, setenta foram considerados prioritários no combate à doença, entre eles Teresina.

O mapa foi traçado com base no Risco Dengue, ferramenta que leva em conta seis critérios, entre eles os casos atuais e anteriores, índices de infestação do mosquito transmissor, coberturas de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade populacional.

Além do Piauí, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão com alto risco de epidemia no começo deste ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto.

O Ceará chama a atenção pelo aumento de casos esperados para março e abril ter ocorrido já em janeiro.

Na apresentação, Padilha anunciou um plano de contingência pare enfrentar possíveis epidemias. O monitoramento será feito com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e integrará ações de vigilância, assistência e mobilização.

"Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue.

?O Governo Federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue?, disse o ministro.

Parnaíba foi monitorada pelo ministério, mas não apresenta risco elevado de infestação.

Já Teresina será acompanhada com cuidado. "É importante nos antecipar a um crescimento de casos e óbitos de dengue.

?Para isso, estamos monitorando, nesses setenta municípios, o número de óbitos diariamente e o número de casos semanalmente?, acrescentou Padilha.

Autor/Fonte: cidadeverde.com

A nossa preocupação é com a falta de consciência dos moradores, que na maioria das vezes não acondicionam o lixo que é produzido pelo seu estabelecimento comercial ou residência de forma adequada o que poderá contribuir para o nascimento de um foco da doença.

Assim como os outros administradores, acreditamos que o prefeito Alvimar Martins, deverá também adotar o mesmo comportamento dos demais gestores de realizar um mutirão completo em toda a cidade, envolvendo Ruas, Avenidadas e terrenos baldios que possam conter algum tipo de lixo que acumule água, o chamado berço do mosquito para evitar os criadoros e focos dos mesmos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES