Dr. Carlos Renato fala da nova técnica de redução de estômago

Dr. Carlos Renato fala da nova técnica de redução de estômago

Dr. Carlos Renato fala da nova técnica de redução de estômago | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dr. Carlos Renato Bezerra, um dos mais renomados profissionais da área da saúde dentro e fora do Piauí, onde destacamos um pouco do seu currículo profissional: 02 anos de especialização em cirurgia geral, 02 anos de especialização em Gastrenterologia, Mestre e Doutor em cirurgia, conselheiro do CRM – PI, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva do Capítulo do Piauí, Titular Especialista da Federação Brasileira de Gastroenterologia e Titular Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Na entrevista que realizamos com ele na Clínica da Drª Nazaré em Piripiri, onde ele atende todas as sextas feira, será veiculada no jornal da Rádio Cruzeiro na segunda feira ao meio dia.

Dr. Carlos Renato, fala do tratamento das doenças, do Fígado, Estômago e da Vesícula e agora com a inovação no tratamento da obesidade por meio de cirurgia, que é recomendada para pessoas que estão acima do peso e que não conseguem baixar o peso fechando a boca.

Segundo o Dr. Carlos Renato é uma cirurgia minimamente invasiva, onde são feitos de quatro e seis furos na barriga, para alcançar o estomago, que será diminuído, assim como a alimentação também fica reduzida e gradativamente a massa corporal vai reduzindo. Essa mesma cirurgia é indicada no tratamento de pessoas com Diabetes, que está tendo bons resultados.

Perguntado quais os critérios observado pelo profissional para a indicação dessa cirurgia, ele respondeu que tem outros fatores que faz o profissional indicar ao paciente esse tipo de cirurgia como, por exemplo, gordura no fígado, pressão arterial descontrolada, muitas dores nas juntas ou na coluna, associados ao excesso de peso, onde o índice de massa corporal está acima de 40 e que a pessoa não está muito bem de saúde deve procurar um especialista para melhor avaliação para fazer o procedimento cirúrgico.

Dr. Carlos Renato, disse que “esse procedimento tem sido bem aceito por pessoas que estão acima do peso normal, com o objetivo não só de melhorar a alta estima, mais também de retirar os medicamentos usados para o controle da Diabetes e pressão arterial, claro, não são todas as pessoas que ficarão recuperadas com a cirurgia, mais a maior parte sim terá essa recuperação sem precisar mais usar medicamentos nesses controles tanto de Diabetes com da pressão arterial e também a alta estima é recuperada”.   

Eu tive a curiosidade de perguntar a ele quem procura mais esse tipo de cirurgia a mulher ou o homem, e ele disse que, “a mulher, por ser mais corajosa do que o homem”. “O homem tem mais medo do médico do que da própria doença, o que deveria ser diferente, o médico cura e a doença pode matar”.

“Com relação à doença do Fígado, o que caracteriza é amarelidão”. “Se uma pessoa apresenta essa coloração ou está com Hepatite ou com algum problema no Pâncreas”. “Outra situação preocupante é a Esteatose (gordura no Fígado), que é muito perigoso por ser uma causadora de Cirrose”. “É uma preocupação a mais, porque geralmente a pessoa com Esteatose não sente nada no Fígado, levam a vida normal, mais tem a gordura no Fígado o que pode causar no futuro a Cirrose”.

Com relação à Gastrite, “ela pode se manifestar por meio de três causas fundamentais, são elas: Álcool, antinflamatório, bactéria e 20% não tem uma justificativa”. “Uma recomendação para as pessoas que tiveram parentes em primeiro grau com Câncer, todos devem procurar o Gastro, para realização do exame de Endoscopia para fazer o rastreamento da bactéria, para saber se essa pessoa tem ou não alguma probabilidade de desenvolver Câncer no estomago futuramente”. “Outra observação é que a Gastrite não vira Ulcera e vice e versa mais se faz necessário que toda pessoa faça prevenção acima dos 40 anos de idade, para evitar surpresa desagradável”.

“Em Piripiri, Piracuruca e Pedro II já foi detectado muitos casos de Câncer de Esôfago e Estomago”. “Se a pessoa tiver azia, queimação, dor, cheio, procure seu médico para fazer uma melhor investigação que poderá ser uma alerta inicial de um Câncer”. “Os casos que são notificados de Câncer, geralmente já estão muito avançados e com isso diminui muito a chance de vida dessas pessoas”.  

Alguma dúvida ele está a disposição de tirar dúvidas ou dá maiores esclarecimentos sobre esses assuntos. Email: piripiri@uol.com.br, (WhatzApp) (86) 99456-7459 Rua: Santos Dumont em frente a antiga Coletoria do estado em Piripiri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES