Existe todo um ritual para se chegar a uma vitória

Existe todo um ritual para se chegar a uma vitória

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICO COM O PROCESSO DE DECISÃO DO ELEITOR

O Marketing Político representa hoje o que de mais eficiente pode se levar a termo em uma campanha eleitoral.

É uma ferramenta mundialmente utilizada em processos eletivos e tem demonstra em várias ocasiões sua eficiência, eficácia e poder.

Não obstante, seu poder, se utilizado por amadores, pode levar o candidato a erros graves que prejudicam ou até levam a derrotas, campanhas com chances reais de vitória, como aconteceu no passado.

Comenta-se que algumas dúvidas e receios permanecem na sociedade acerca da associação destas duas palavras: ?marketing? e ?política?. Dúvidas estas que têm gerado alguns preconceitos, propagando a idéia de que o marketing político é a deturpação ou corrupção da política, posto que nada mais é do que a venda do político em troca do voto em um mercado de eleitores, onde, via de regra,o eleitor se sente prejudicado.

Por conseguinte, este eleitor ? argumenta que a ?embalagem?, quando trabalhada pelo marketing, supera o conteúdo político, ou seja, a imagem vence o discurso, o que poderíamos citar como exemplo a campanha da Dilma.

Em outro extremo, o processo de decisão do voto, segundo Veiga (2001), é um momento de incertezas e angústias na medida em que a percepção da necessidade da escolha vem associada à crença de que qualquer político que venha a ser escolhido dificilmente corresponderá à sua expectativa.

Contudo, precisamente este período de incerteza que motiva o eleitor, fazendo com que as pessoas busquem informações.

Para saciar esta busca incessante por informações entram em sena os atores do marketing político e vence aquele que souber melhor utilizar e explorar este instrumento tão poderoso e atualmente uma realidade inexorável: o marketing atrelado à política, pois sábio é aquele que enxerga e percebe que numa sociedade sempre existirão os convincentes e os convencidos e, dentro deste contexto, verdades e fatos concretos e verídicos tornam-se desprezíveis, banais e impotentes diante das opiniões quando utilizadas de forma veemente, alcançando um único objetivo: persuadir e convencer os eleitores, também como exemplo podemos citar algumas controvérsias que aconteceram no governo de Lula, mais não o suficiente para não atingir o seu principal objetivo que seria de eleger a Dilma.

Ferramentas do marketing político Como o público alvo do marketing político é o mercado eleitor, os profissionais de marketing direcionam as suas estratégias para satisfazer este segmento de maneira lucrativa.

Em uma campanha eleitoral, depois de uma pesquisa detalhada dos eleitores, o composto mercadológico é direcionado aos resultados dessa pesquisa.

Embora dezenas de variáveis estejam envolvidas, a tomada de decisões em marketing pode ser dividida em quatro estratégias básicas, conhecidas como os ?quatro P?s?: Produto, Preço, Ponto (distribuição) e Promoção.

Seu conjunto forma o composto de marketing - mistura dos quatro elementos de estratégia para atender às necessidades e preferências de um mercado específico.

Enquanto esta classificação em quatro itens é útil para um estudo e análise, a combinação das variáveis determina o grau de sucesso do marketing.

O marketing político, embora possua as suas particularidades, também pode ser enfocado neste composto mercadológico tradicional.

ESTRATÉGIA DE PRODUTO:

No marketing político, o produto é o candidato que precisa vender sua imagem ao eleitor, buscando através das pesquisas de mercado, moldar seu perfil ao escolhido por seu público alvo.

ESTRATÉGIA DE PREÇO:

No marketing político, o preço é o que o candidato propõe para ser justificável e apreciado pelos eleitores.

Um dos inúmeros fatores que influenciam a estratégia de preço criada pelo profissional de marketing é a competitividade e dentro do contexto político, o candidato precisa buscar as melhores propostas para agradar o eleitor e vencer a concorrência.

ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO:

No marketing político, a distribuição é feita através dos meios de comunicação como revistas, jornais, folhetos, televisão, Internet, entre outros; e também através de cabos eleitorais, para que a imagem do candidato e suas propostas cheguem em tempo hábil ao mercado, ou seja, os eleitores, que muitas vezes esses meios são desprezados por não entenderem da tamanha importância da mídia e principalmente de quem a faz.

ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO:

No marketing político, a promoção varia a metodologia a ser escolhida e aplicada pelo candidato de uma forma que junte o útil ao agradável.

Atenção senhores candidatos e políticos, procurem dá uma afinada na matéria Empreendedorismo, que também abrange este conteúdo político muito importante. A coisa fica cada vez mais difícil porque o povo está cada vez mais observador e consciente que política não se faz apenas em três meses de campanha, política se faz nos quatro anos com prestação de serviços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES