Fundação Santa Ângela e UESPI celebram parceria

Fundação Santa Ângela e UESPI celebram parceria

Fundação Santa Ângela e UESPI celebram parceria | Enviada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o tema “frutos da perseverança”, o evento em celebração à parceria entre a Fundação Santa Ângela (FSA) de Pedro II, por meio da Escola Família Agrícola Santa Ângela (Efasa), e o programa de extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Humanismo Caboclo, ocorreu na última sexta-feira, dia 1º. Durante a solenidade, quase 100 estudantes de ensino médio e técnico da escola receberam certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi (Prex/Uespi) por participação no Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo, oficina de Juventudes e Sociologia e oficina de Comunicação Popular realizadas neste ano.

A solenidade foi aberta com uma mística (apresentação que reúne elementos sociais, políticos e empíricos de motivação à luta popular) que trouxe aspectos de luta da juventude camponesa por acesso à direitos básicos de cidadania. Contou também com a apresentação do cordelista, João Vitor Andrade, que lançará em breve uma coletânea de cordéis sobre a cidade de Pedro II, fruto de sua participação na oficina de Comunicação Popular.

O Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, professor Raimundo Dutra, realizou uma apresentação sobre o tema “extensão universitária e educação básica: mediações necessárias” e afirmou a satisfação da Universidade em integrar a parceria com a instituição Pedrossegundense. “Este trabalho é a prova de que a Uespi vem cumprindo sua missão social em prol da construção da cidadania entre os jovens e suas comunidades, além de demonstrar a dedicação e vontade de toda a equipe envolvida em transformar o mundo”, declarou.

Durante o evento, as estudantes de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas, Laudicéia Uchôa e Ohana Luize, lançaram a revista especial “Frutos da Perseverança”. Por meio de uma linha do tempo com textos e imagens, a revista mostra os resultados dos anos de realizações do programa de extensão Humanismo Caboclo, coordenado pelo professor Luciano Melo, em parceria com a FSA/Efasa e colaboração da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (Aefapi).

Após a entrega de certificados das atividades para os participantes, o discente do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Uespi, Joaquim Cantanhêde, apresentou o documentário “Seiva”. “Seiva traz recortes audiovisuais das atividades realizadas neste ano. Evidencia, no âmbito da Fundação e da Efasa, outra educação, não em uma perspectiva reta e engessada, mas focada na formação cidadã dos educandos. Num contexto que os coloca como protagonistas de suas vidas, detentores de suas escolhas, agentes de transformação social”, disse o documentarista.

O educando, Jefferson Pinho, ressaltou a importância que os módulos do Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo lhe possibilitaram e o aprendizado que vai levar por toda a sua vida com base nos ensinamentos de Paulo Freire. “O curso foi de grande importância na construção crítica da minha vida, desde em conhecer e abordar os temas sociais e também em saber os meus direitos e deveres como cidadão, compreender que com a união todos vamos para frente fazendo parte do pensamento de Paulo Freire que diz: ‘Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão’”, contou o educando.

Texto: Eudes Martins



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES