Lei Estadual 6.253/2012 assegura legalidade da transição

Lei Estadual 6.253/2012 assegura legalidade da transição

Lei Estadual 6.253/2012 assegura legalidade da transição | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei de Transição foi criada e aprovada para tornar legal ao candidato eleito ao cargo de governador ou prefeito a montar uma equipe de transição, formado por pessoas, para ocupar órgãos, secretarias ou departamentos antes da posse do gestor municipal ou estadual, com a finalidade de obter informações ou documentos detalhando o funcionamento dos mesmos.

O objetivo da Equipe de Transição criada pela Lei Estadual 6.253/2012, assinada no dia 28 de agosto de 2012, de autoria do Deputado Estadual Fábio Novo (PT) é de oferecer ao gestor sucessor, ou seja, aquele que assumirá o governo na próxima gestão a ter as condições necessárias para garantir a plena aplicação do Princípio da Continuidade Administrativa.

 De acordo com a Lei, a Equipe de Transição poderá ser indicada a partir do segundo dia útil após a data que decidir as eleições para governador ou prefeito.

A equipe escolhida pelo novo gestor tem por direito pleno acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e projetos do governo estadual ou municipal.

Hoje esse mecanismo está sendo muito usado por todos os gestores, no caso dessa lei, contempla o estado e os municípios.

No caso dos municípios, acabaram de passar por uma eleição e os gestores eleitos estão fazendo uso dessa lei estadual, que facilita todo processo administrativo inicial por receber essas informações ou documentos necessários para sua segurança administrativa.

É bem verdade que a relação das equipes uma composta pelo governo que está saindo e a outra pelo governo que está entrando às vezes não acontece de forma natural, democrática, profissional e até ética pela inconformidade de um ou mais do governo que perde que não quer aceitar o processo, ou até aceitam mais às vezes são orientados de forma errada a não darem  todas as informações necessárias como deveria, a bem da coletividade e do próprio município, terminando o impasse nas dependências do Ministério Público, para fazer com que a lei seja cumprida.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES