Levantamento aponta baixo risco do Aedes aegypti em Pedro II

Dados do LIRA a revelam porcentual de 0,9 de risco de endemias no município

Aedes Aegypti | Google / Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após intensa campanha de prevenção e combate a endemias em Pedro II pela Prefeitura, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que aborda o percentual de risco de ocorrência de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, passou de alto, no início de 2019, para baixo risco, de acordo com o último levantamento, divulgado nesta quarta-feira (27). Além disso, não houve registro de casos de leishmaniose na cidade.

 O LIRAa é feito a cada três meses.  Segundo o coordenador de Supervisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rubens Galvão, houve redução de 5,7% para 0,9% nas estatísticas.

 “Nós conseguimos alcançar esse resultado graças a diversas ações realizadas no município. Podemos citar as parcerias com a Secretaria de Educação (Semed), Secretaria de Comunicação (Semcom), Setor de Limpeza Pública, Ministério Público do Piauí (MP-PI), Secretaria de Assistência Social (Semas), bem como com a Secretaria de Infraestrutura. Nós também temos uma parceria com a Agespisa, na qual cobramos o abastecimento de água constante, pois, nas áreas em que o serviço é irregular, é comum a população armazenar água de maneira indevida, favorecendo a propagação dos focos do mosquito”, frisa Rubens Galvão.

 O coordenador ressalta a necessidade da colaboração da população. “Apesar dos índices positivos do LIRAa, é imprescindível que os moradores façam sua parte evitando armazenamento inadequado de água, despejando lixo em locais apropriados para a equipe realizar a coleta, entre outros. São ações simples, mas que fazem grande diferença no combate ao Aedes aegypti”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES