Milton Brandão: Município retoma atividades de endemias, com dia “D” para vacinação Antirrábica

Será sábado (23) vacinação para cães e gatos na cidade de Milton Brandão.

Agnelo Barros - Coordenador Municipal de Endemias | Cedida
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a Coordenação Municipal de Endemias está alojada com o seu PA (Ponto de Apoio), com seus equipamentos e materiais de expediente deu início a execução do trabalho no controle das doenças endêmicas, através dos programas.

Segundo o Coordenador de Endemias, no município, Agnelo Barros, os servidores já estão em campo para trabalhar os quatro programas essenciais, que são: Dengue, Doença de Chagas, Leishmaniose e Sisagua. Dos quatro apenas o programa da Dengue foi concluído no ano passado de 2020, os demais não foram, o que é preciso atualizar as informações conforme determina o Ministério da Saúde, sob pena do município ser prejudicado com a perda de recurso.

Agnelo Barros, afirmou que já foi dado início ao trabalho de controle da Dengue, sendo realizado o tratamento e a partir de março será realizado o LIA (Levantamento de índices por Amostragem). Em seguida será atualizado o programa de Doença de Chagas, com pesquisa e borrifação nos imóveis positivos.

A campanha Antirrábica animal, que deveria ter sido realizado a vacinação de cães e gatos no mês de novembro de 2020, não foi. Em reunião com o Secretário de Saúde, Dr. João Batista Martins Junior e a Enfermeira Ana Cláudia, foi acertado para sábado (23) o dia “D” de vacinação Antirrábica, para cães e gatos, na cidade de Milton Brandão, com quatro postos de vacinação, com as seguintes localizações: Posto 01 – Em frente à casa do senhor Antônio João; Posto 02 – Bairro Vista Alegre – em frente à casa do Passarinho; Posto 03- Próximo ao matadouro e Posto 04 – Bairro São Gonçalo.  

Agnelo Barros, também enfatizou, que a campanha Antirrábica para cães e gatos, também será realizada nas comunidades rurais, conforme itinerário a ser divulgado em breve.   

O Sisagua, outro programa do Governo Federal, que tem como objetivo monitorar a qualidade da água que está sendo servida a população, o município já deu início aos procedimentos para reativação do programa, com a lavagem e desinfecção da caixa d’água que fornece água para a população, agora tratada com cloro. Esse mesmo procedimento será realizado em todos os chafarizes públicos da cidade e das comunidades rurais, onde as caixas d’água serão lavadas e colocada a garrafa mineira, que funciona como um dosador de cloro. A cada dois meses será recolhido as amostras dessas águas e encaminhadas ao laboratório para avaliação de potabilidade.  

Agnelo Barros, ratifica que em breve será providenciado a realização do inquérito canino, que é o controle da Leishmaniose, feito por meio de pesquisa com os cães, com o colhimento do sangue da orelha do animal, nas regiões que já apresentaram casos da doença. A realização do teste rápido, caso seja positivo, será feito o procedimento conforme a lei, com o anestésico é retirado o sangue da veia do animal e encaminhando ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), confirmando que o cão está com Leishmaniose, seguimos as orientações conforme determina a lei. “O nosso trabalho aqui será feito com total responsabilidade e transparência de dados. Vamos trabalhar o controle dessas quatro doenças endêmicas para que a população de Milton Brandão, possa ter total qualidade de saúde é essa a orientação que recebemos do Prefeito Evangelista Resende, do Secretário Júnior Martins e da Enfermeira Ana Cláudia. Já temos o nosso local de trabalho, de apoio e a população será bem vinda nas nossas instalações para conhecer ou até mesmo para tirar alguma dúvida”. Disse Agnelo Barros.      



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES