Município é notificado a pagar dívida deixada por ex-prefeito

Município é notificado a pagar dívida deixada por ex-prefeito

Município é notificado a pagar dívida deixada por ex-prefeito | Ilustrada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma determinação judicial expedida pela Vara Única da Comarca de Pedro II condena o município de Pedro II a pagar aos professores da Rede Municipal de Ensino o Piso Nacional do Magistério nos valores fixados pelo Governo Federal, a partir do ano de 2011. O deferimento do pedido reflete também nas vantagens financeiras dos substituídos, tais quais as férias e 13º salário, na forma da lei.

A sentença transitada em julgado foi prolatada à época pelo juiz José Airton Medeiros de Sousa. O magistrado deferiu parcialmente a Ação Ordinária (0000274-05.2013.8.18.0065) formulada no ano de 2011 pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm), condenando o município a pagar o Piso dos Profissionais do Magistério, a partir do ano de 2011.

Segundo o Sindserm alegou na ação, nos anos de 2009, 2010 e 2011 os professores teriam recebido valor inferior ao que determinava a lei 11.738/2008. Foi anexada na ação uma planilha de valores do piso de cada ano e os respectivos valores devidos pelo município, que era administrado pelo então prefeito Alvimar Oliveira de Andrade. 

A diferença a menor alegada pelo Sindserm seria de R$ 283,00 (duzentos e oitenta e três reais) somente no último ano citado.

O município recebeu a notificação da sentença da Ação Ordinária de Cobrança no dia 25 de abril de 2016. A prefeita Neuma Café afirmou que encaminhou a notificação ao setor jurídico da prefeitura. "Encaminhei o teor da sentença aos advogados do município para análise. O que podemos dizer neste momento é que em meio à uma crise financeira como essa que atravessamos, ainda temos que nos deparar com mais uma cobrança judicial de uma dívida deixada pelo ex-prefeito. Tudo isso por conta de uma gestão que não dava atenção à essa categoria tão importante que são os professores", comentou.

Segundo Neuma Café, o Piso Salarial do Magistério vem sendo prioridade na atual gestão, como também outros direitos. Ela ressaltou que o sindicato não mais precisou ir à Justiça em busca de direitos garantidos. "Graças à organização de nossa equipe, ao bom diálogo com a categoria, esse tipo de problema não temos enfrentado, não tem sido necessário o sindicato procurar a Justiça. Pois, mesmo com as dificuldades financeiras que o país vem enfrentando, estamos cumprindo a lei e pagando o Piso Salarial dos Professores rigorosamente", enfatizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES