Município já deu início a campanha Setembro Amarelo

Município já deu início a campanha Setembro Amarelo

Município já deu início a campanha Setembro Amarelo | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / NASF está dando início a mais uma campanha do Setembro Amarelo, que é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção, em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O suicídio por ser considerado um problema de saúde pública e matar 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Diante dessa realidade, o município de Pedro II está promovendo durante toda manhã de terça feira (04), uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na zona rural, CRAS I e CAPS e quarta-feira (05), com os ACS da zona urbana, CRAS II, CREAS e para as demais pessoas ligadas ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Conforme relato do Jorge Fernando Carvalho, Coordenador do NASF, as ações incluem atendimento psicológico e capacitação de servidores da Saúde e Assistência Social. “Este é um serviço emergencial, direcionado a pessoas que estejam em sofrimento psíquico. Haverá plantões psicológicos, voltados para pacientes com sofrimento psíquico, às segundas e quartas-feiras, durante todo o mês de setembro, na sede Secretaria Municipal de Saúde, nos horários de 14h às 18h, para atendimento ao público em geral. No fechamento das atividades, está programada uma Mobilização Social, na Praça da Juventude Antonino Martins de Andrade (bairro Vila Kolping), no dia 26 de setembro.

Fonte: SEMCOM

Fotos: Edinardo Pinto 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES