Município promove ações de prevenção e combate a leishmaniose

Município promove ações de prevenção e combate a leishmaniose

Município promove ações de prevenção e combate a leishmaniose | Agentes de Endemias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedro II, está em campo com uma ação para prevenir e combater a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Uma doença que pode acometer tanto os animais quanto os humanos.

Em busca de atender todo o município, os agentes do setor de Endemias estão agindo tanto na zona urbana como também na zona rural. Os trabalhos seguem sendo realizados de segunda a sábado, onde os agentes fazem a coleta durante um teste rápido e enviam as amostras coletadas para o laboratório. Caso seja confirmada a doença, a equipe vai até à residência e, com autorização dos donos, recolhe o animal infectado.

De acordo com Rubens Galvão, agente e coordenador de Endemias do município de Pedro II, a equipe está concentrando os trabalhos em todo o município. “Estamos atendendo a um pedido da secretária de Saúde, Tatiana Galvão e atualmente além dos outros serviços, concentramos também os nossos esforços no combate a leishmaniose visceral, o trabalho vem acontecendo nas comunidades da zona rural e na zona urbana, temos a missão de descobrir e combater a leishmaniose e manter o nosso município livre”, disse o coordenador.

A secretária de saúde, Tatiana Galvão, ressalta a necessidade e importância de contar com o apoio da população. “É importante que a população leve ao nosso conhecimento os casos suspeitos e os donos dos animais disponibilizem os cães para que a equipe colete o material para que possamos ter um controle da leishmaniose. Atualmente a leishmaniose é considerada pela Organização Mundial de Saúde, como uma das seis endemias prioritárias para controle de doenças e a nossa equipe segue na prevenção e combate”, frisa Tatiana.

Fotos: Agente de Endemias 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES