Neuma Café prossegue reuniões para implantar Aeroponia em Pedro II

Neuma Café prossegue reuniões para implantar Aeroponia em Pedro II

Neuma Café prossegue reuniões para implantar Aeroponia em Pedro II | Mário David
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeita Neuma Café tem ido constantemente a Teresina para tratar do andamento do projeto “Vida no Sertão” que irá implantar, de forma inédita no Brasil, um projeto de aeroponia na comunidade Tapera dos Vital em Pedro II. A execução será feita pela associação Tapera dos Vital em parceria com a Modena Terzo Mondo, organização solidária que atua a 15 anos na região e já trouxe várias melhorias para a população.

A aeroponia é a técnica da horticultura suspensa, com os vegetais acima do solo, sem utilizar grandes quantidades de água. A experiência piloto é orçada em mais de um milhão de reais; recursos advindos da Fundação Banco do Brasil e do Serviço Social da Indústria (Sesi), com contrapartida do governo do estado. Conta ainda com o apoio técnico da secretaria estadual de desenvolvimento rural (SDR) e também da prefeitura municipal de Pedro II.

“É um projeto feito a várias mãos e de forma inédita no país. Por isso, a cada reunião vamos ajustando os detalhes, tudo dentro da legalidade. Queremos que instalar (o projeto) o mais cedo possível, já no início de 2016. Esses encontros também são necessários para que cada integrante possa saber exatamente que parte irá executar, em harmonia com todos os setores. Com certeza será uma obra que mudará a história da produção de Pedro II e também do Brasil”, explicou.

O presidente da associação Tapera dos Vital, Paulo André da Silva Barros, disse que a expectativa dos moradores é a melhor possível e que já estão se preparando para receber o projeto. “É um desafio para nós, mas vamos com muita fé, coragem e estudo para vencer. Já temos a experiência de outros projetos desenvolvidos aqui. No momento, estamos capacitando grupos para distribuir os alimentos e outros que irão acompanhar os técnicos e aprender a forma de cultivo”, declarou. Paulo Barros argumentou ainda que o projeto é uma forma de melhorar a saúde e evitar que o jovem deixe o campo. “Hoje, a maioria das verduras têm agrotóxicos e não temos outra opção. Com a nova horta, tudo será orgânico e mais saudável. E esse projeto também vai movimentar nossa economia, vai gerar empregos e isso faz com que o nosso jovem não precise ir para grandes cidades para trabalhar”, colocou.

Secretaria de Comunicação

Fotos: Mário David



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES