NOVEMBRO AZUL: SMS intensifica prevenção ao câncer de próstata

NOVEMBRO AZUL: SMS intensifica prevenção ao câncer de próstata

SMS intensifica prevenção ao câncer de próstata | Beto Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para a prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é todo dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com uma vasta programação.

Por recomendação da prefeita Neuma Café, segundo informou a secretária Amanda Andrade, uma equipe multiprofissional vem promovendo uma série de palestras e atividades que visam a conscientização da população sobre o câncer de próstata, segundo mais comum entre os brasileiros do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).   

De acordo com a secretária, a Campanha Novembro Azul tem conseguido atrair a atenção de um considerável número de pessoas durante as palestras. "Sabemos que há um tabu a ser quebrado, muitos têm vergonha de fazer o exame, mas, aos poucos vamos conscientizando da importância da detecção precoce da doença", disse Amanda Andrade.

Durante todo o mês estão acontecendo palestras nas Estratégias de Saúde da Família, nas próprias comunidades. Quando os profissionais da Atenção Básica detectam a necessidade de um exame, imediatamente os pacientes são encaminhados ao Hospital Josefina Getirana, onde tem dois urologistas semanalmente atendendo à população.

Na palestra realizada nesta segunda-feira (23) para membros do Grupo de Oração Terço dos Homens, do bairro Vila Operária, o médico Ubiratan Martins recomendou que os exames de toque retal e PSA sejam efetuados anualmente, a partir dos 50 anos. No caso daqueles com histórico familiar da doença, a idade inicial cai para 45 anos. "Se diagnosticado no início, o câncer de próstata tem de 80% a 90% de chance de cura", explicou.

Presente ao evento, a prefeita Neuma Café falou da importância da prevenção e elogiou a campanha. "Não percam a oportunidade que o município está oferecendo, que é a prevenção. Parabéns à equipe da secretária Amanda pelo trabalho que vem realizando, cuidando, também, da saúde dos homens", disse.

Após a palestra, a SMS disponibilizou aos participantes atendimento, como aferição de pressão arterial e atualização da caderneta de vacinas.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES