Núcleo de Apoio à Saúde da Família divulga dados da área

Núcleo de Apoio à Saúde da Família divulga dados da área

Núcleo de Apoio à Saúde da Família divulga dados da área | Enviada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF de Pedro II possui 2 (duas) unidades de cobertura e base de apoio: o NASF Centro de Saúde e o NASF Vila Kolping (Vila Operária). Foi criado no ano de 2010 e sua sede atual fica localizada na Rua Desembargador Hamilton Mourão, N.º 52, Bairro Centro. Este Núcleo é constituído por profissionais de diferentes áreas do conhecimento em conjunto com profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família – ESF. Em Pedro II, são 2 modalidades de NASF, que apoiam 15 postos da ESF, com uma atuação prática e matricial de apoio às Equipes de Saúde.

Desde janeiro de 2017, foram feitas visitas a cada Unidade da saúde da zona urbana e rural, para apresentação da nova equipe do NASF e os métodos de trabalho, em que foi possível tomar conhecimento do território de atuação e apresentar as novas lógicas de trabalho que os NASF e a gestão pretendem implementar.

O NASF hoje leva – em média – de 1 a 3 dias para atender uma demanda da equipe de saúde, ou seja, é marcado o dia da ação e dependendo da disponibilidade do profissional e do próprio paciente é concluída a ação. Isso também é possível porque o NASF tem um veículo de transporte disponível pela manhã e tarde nos dias de trabalho.

O NASF Pedro II é composto por Fisioterapeuta, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogas e Assistente Social, sendo responsável por atuações na Prevenção e Promoção da Saúde; Ação Interdisciplinar e Inter setorial; Educação Permanente em Saúde – EPS, dos profissionais e da população; e Desenvolvimento de ações no território do município coberto pelo NASF.

No ano de 2017/2018 foram entregues cadeiras de rodas e de banho e já foram feitas novas solicitações, além de pedidos de próteses auditivas e outras solicitações de próteses para os membros e órteses para pessoas diabéticas. Foram entregues no mesmo período (janeiro a agosto/2017): 88 cadeiras de rodas, assim como foram encaminhadas solicitações ao Centro Integrado de Reabilitação – CEIR de 84 cadeiras de rodas /banhos/ motorizada. No ano de (2018) já foram entregues 40 cadeiras de rodas/ banhos, além de 01 cadeira de rodas motorizada; 04 calçados ortopédicos; 03 muletas; e 04 órteses.

FONTE: SEMCOM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES