Pedro II adota ação para garantir certidão de nascimento aos recém-nascidos

Pedro II adota ação para garantir certidão de nascimento aos recém-nascidos

Pedro II adota ação e garantir certidão de nascimento aos recém-nascidos | Rosalina Ferreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Pedro II vai aderir, nesta quarta-feira (15), à campanha ?Certidão de Nascimento: Um Direito Humano?, lançada pelo governo federal em todo o país, em parceria com os governos estaduais e municipais, para reduzir o número de brasileiros sem registro de nascimento. O lançamento no município será no Hospital Josefina Getirana Netta, às 10 horas.

Pedro II é uma das primeiras cidades piauienses a adotar a ação. A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Josefina Getirana Netta estará interligado ao cartório, garantindo assim que todas as crianças que nascerem na unidade sejam devidamente registradas. Esta iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ).

O posto avançado do cartório vai funcionar dentro do Hospital Josefina Getirana Netta. Dessa forma, logo ao nascer, a criança já será registrada antes mesmo que a mãe tenha alta.

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Só com a certidão é possível obter outros documentos fundamentais como a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho (CTPS), cadastro em programas sociais e a efetivação de matrícula escolar, por exemplo. Sem a certidão de nascimento, o cidadão não existe para o Estado.

?Essa é mais uma ação que estamos implantando em nossa cidade para promover cidadania e inclusão?, justifica a prefeita Neuma Café.

Texto: S/C: Rosalina Ferreira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES