Pedro II aumentará para treze vereadores

Pedro II aumentará para treze vereadores

Walmir Soares | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (10) voto favorável do relator, senador César Borges (PR-BA), à proposta de emenda à Constituição (PEC 20/08) que aumenta o número de vereadores nas câmaras municipais de todo o país. O texto foi aprovado por unanimidade pela CCJ. A matéria ainda terá de ser analisada pelo Plenário, necessitando, para ser aprovada, dos votos de três quintos dos senadores (49).

A proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), conhecida como "PEC dos Vereadores", já aprovada pela Câmara dos Deputados, altera dispositivos constitucionais relativos ao quantitativo de vereadores, limitando as despesas das câmaras municipais a percentuais sobre a receita anual do município.

O relator, no entanto, suprimiu o artigo 2º da PEC, que tratava da limitação das despesas das câmaras municipais.

A PEC institui 24 faixas de composição das câmaras de vereadores, com o objetivo de dar maior representatividade aos habitantes. A primeira faixa fixa o número de nove vereadores para municípios de até 15 mil habitantes. A última faixa determina o número máximo de 55 vereadores para municípios com mais de oito milhões de habitantes.

César Borges decidiu separar os dois dispositivos, ou seja, propôs a aprovação da parte da proposição que trata do número de vereadores e sugeriu a continuidade da tramitação autônoma da outra parte (o artigo 2º), que limita as despesas dos legislativos. Para o relator, o dispositivo exige mais debates como forma de aperfeiçoá-lo.

- É necessário reduzir as despesas das câmaras municipais, como é legítima a aspiração da sociedade brasileira, sem, entretanto, impedir as suas atividades fundamentais para a garantia da democracia na base de nosso sistema político - alertou César Borges.

Vários senadores enalteceram o relatório de César Borges. Todos reconheceram que a proposta corrige distorções e aperfeiçoa a representatividade nos legislativos municipais . Para Demóstenes Torres (DEM-GO), por exemplo, a saída proposta pelo relator vem ao encontro dos vereadores brasileiros, já que restabelece o número de representantes municipais fixados pela Constituição.

Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou Resolução (nº 21.702) estabelecendo instruções sobre o número de vereadores de cada município, distribuindo-os em 36 faixas. A resolução baseou-se em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que não cabia aos municípios, como vinha acontecendo, a definição do número de vereadores. As instruções do TSE, observou César Borges, criaram o que chamou de padronização exagerada nos legislativos municipais, privilegiando, assim, as maiores câmaras.

As cidades nessa faixa terão 29 vereadores. As cidades de 80.001 até 120.000 habitantes terão 17 vereadores; as cidades com até 15 mil habitantes terão 9 vereadores; as cidades com 15 mil a 30 mil habitantes terão 11 vereadores; as cidades com 30.001 até 50 mil habitantes com 13 vereadores e de 50.001 habitantes até 80 mil habitantes, 15 vereadores

No caso de Pedro II que atualmente a câmara municipal de vereadores é composta por nove vereadores, terá esse número aumentado para treze. Um dos suplentes de vereador cotado para assumir o seu mandato é o Walmir Soares do PC do B uma pessoa dígna e preparada para fazer um diferencial naquela casa com a visão e capacidade que tem pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do nosso município proporcionando uma melhor qualidade de vida ao nosso povo como já vem fazendo o Centro de Formação Mandacarú, através da contribuição grande que a Maria Platem e toda sua equipe vem dando ao ponto de merecer esse reconhecimento em uma das principais condecorações realizadas a nível de Brasil recebida ontem (10) no auditório da Assembléia Legislativa do Piauí na presença da mídia e das autoridades.

Parabenizo todos do Mandacarú, sou testemunho do trabalho e dos resultados que tem sido proveitosos fruto da garra e determinação do incansável Pinheiro que batalha na conquista de melhores dias para o nosso povo simples que brevemente terá Walmir Soares sendo mais um suposte na câmara de vereadores, para contribuir ainda mais no reforço desse trabalho social que vem sendo feito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES