Pedro II é destaque no Ranking da Transparência do MPF

Pedro II é destaque no Ranking da Transparência do MPF

Pedro II é destaque no Ranking da Transparência do MPF | Enviada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A responsabilidade com os gastos e a transparência nas contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas colocou o município de Pedro II em destaque no Ranking Nacional da Transparência, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Com uma nota de 9,50, em uma escala que vai de 0 a 10, Pedro II faz parte do seleto grupo que está entre os 3,64% dos municípios mais bem avaliados pela pesquisa. Na primeira avaliação, feita no ano de 2013, a nota obtida foi apenas de 1,40.

O Mural da Transparência, instalado na Praça Manoel Nogueira Lima, e a criação de um site institucional com a inclusão de um Portal da Transparência Eletrônico com informações aos cidadãos sobre atos administrativos e gastos públicos são exemplos da preocupação da atual gestão municipal em cumprir todas as normas exigidas pela legislação brasileira. 

O nível de transparência de estados e municípios brasileiros, por meio dos portais da transparência, aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de junho.

Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. O nível de transparência das cidades do Piauí teve uma evolução de 371,8%, o maior do Brasil, mas ainda assim o estado ficou abaixo da média nacional, que é de 5,15.

A avaliação baseou-se em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados "boas práticas". Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Na avaliação, foram analisados critérios como disponibilização de informações sobre receita, despesa, licitações e contratos, relatórios, bem como a existência do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC físico e de forma eletrônica), além das boas práticas de transparência.

Para a prefeita Neuma Café, os números demonstram o nível de responsabilidade da gestão com a coisa pública e, de forma objetiva, a eficiência e o empenho de toda a equipe com a transparência e a responsabilidade administrativa.

Fonte: Secretaria de Comunicação 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES