Pedro II é sede de Audiência Pública para discutir problema de litígio entre os estados

Pedro II é sede de Audiência Pública para discutir problema de litígio entre os estados

Pedro II é sede de Audiência Pública para discutir problema de litígio | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pedro II sediou uma Audiência Pública sexta feira (24), durante toda manhã, no auditório da Câmara Municipal de Pedro II, com a participação do representante da Comissão de Resolução dos Limites Interestaduais Deputado Antônio Uchoa.

Dos treze vereadores da Câmara Municipal de Pedro II apenas o Presidente Vereador Roque Uchoa, Vereador Chico Zaca e Vereador Chico Osmar Participaram da audiência em companhia de outras autoridades do Piauí e de vários municípios envolvidos no litígio entre Piauí e Ceará, entre elas o Dr. João Batista de Brito Júnior Procurador do Piauí, Dr. Paulo Roberto Oliveira Presidente do Conselho do CREA Piauí, Cláudio José, Presidente da Câmara Municipal de Domingos Mourão, Rosa Lima (Mandacaru), Maria Gabriela (Fundação Santa Ângela), Lizangelo Cavalcante (Banco do Brasil), Amarildo Roia (Caixa Econômica), Vereadores Antônio Edimilson Soares, Francisco Magnon, Maria Arlete Leite, Luzinaldo Soares (Presidente da Câmara Municipal), José Vlamir Soares (Prefeito) (Buriti dos Montes), Roseane de Araújo, (Luiz Correa), Vereador José Aldemir Gomes (São João da Fronteira), Manelito (S. T. T. R de Pedro II), Sueli Apolinário (Conselho Tutelar), Prefeita de Pedro II Dra. Neuma Café, com alguns secretários e assessores do seu governo.

Na oportunidade o Deputado Antônio Uchoa, abril a Audiência Pública fazendo uma explanação de toda situação desde quando começou o problema há muitos anos atrás e até no momento atual. Essa explanação foi feita por meio de um data show onde relatou todo o processo por meio de Decretos e outros documentos e fotos das áreas envolvidas na no conflito da terra.

Segundo o Deputado Antônio Uchoa, analisando todos os documentos, fica mais do que claro, que o Ceará vem aos poucos invadindo, ou seja, ampliando a sua área territorial. No início ainda foi tentado um acordo entre os dois governos dos dois estados, mais não houve consenso devido o Governo do estado do Ceará não abrir mão de nada. Diante dessa realidade o Piauí achou por bem ingressar com uma ação no STF, para o que mesmo decidisse a causa. O STF ainda tentou ver a possibilidade de um acordo entre as partes, onde o IBGE foi envolvido na elaboração de um documento que terminou prejudicando o Piauí.

Hoje o Piauí por meio da Assembleia Legislativa, através dessa comissão que trata desse assunto está tentando conscientizar os municípios, que estão localizados nessas áreas de litígios, para que os seus governos fiquem atentos para não perderem mais do que já perderam área territorial para o estado Ceará, enquanto de produz um novo documento solicitando uma conferência por parte do Exercito Brasileiro em todas as áreas de conflito, para que o STF analise e veja que o Piauí é o maior prejudicado por ter perdido uma grande área de terra para o Ceará.

Além de Pedro II, os municípios de Luis Correa, Cocal, Cocal do Alves, Buriti dos Montes, São João das Fronteiras e Domingos Mourão tiveram parte de suas terras dentro da área de litígio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES