Pedro II faz abertura da 10ª Conferência de Assistência Social

Pedro II faz abertura da 10ª Conferência de Assistência Social

Pedro II faz abertura da 10ª Conferência de Assistência Social | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na noite desta terça feira (25) de junho, a abertura da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pedro II.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório da CEEP – Escola Angelina Mendes Braga e terá prosseguimento durante todo dia de quarta-feira (26), e contou com a participação secretários, coordenadores, assessores, vereadores e da comunidade que esteve representada através de instituições governamentais e não governamentais. 

“Considerando a conquista da elaboração e aprovação II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026) e a conjuntura atual, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) elegeu como tema para a Conferência de Assistência Social de 2017 "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS", explicou o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), José Cristófel.

Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade e contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz aos usuários para o centro do debate. “Nesse sentido, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e planejamento da política de Assistência Social”, Finalizou Cristófel. .

Para facilitar os debates no processo conferencial foram organizados 4 Eixos:

EIXO    1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

EIXO    2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

EIXO ;3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A conferência é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas de forma democrática.

Para a Secretária de Assistência Social de Pedro II Elissiane Uchoa, “o objetivo geral da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social é Analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado”. “É o momento em que a comunidade tem a oportunidade não só de apresentar suas propostas, defende-las, mais de aprovadas para serem encaminhadas a Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá no mês de agosto em Teresina”. Finalizou Elissiane Uchoa.

Após o uso da palavra por algumas autoridades presentes, foi feito a leitura do Regimento Interno da 10ª Conferia Municipal de Assistência Social. 

Na ocasião teve música ao vivo com o Rafa do Sax, apresentações, sendo uma de dança com os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e de luta de artes maciais Muay Thai, desenvolvido com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. 

Os trabalhos estão sendo conduzidos por profissionais habilitados, da empresa Vision Assessoria e Consultoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES