Pedro II sedia III Festival das Sementes da Fartura do Piauí

Pedro II sedia III Festival das Sementes da Fartura do Piauí

Pedro II sedia III Festival das Sementes da Fartura do Piauí | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pedro II recepcionou a realização do III Festival das Sementes da Fartura do Piauí.

O encontro teve início durante a tarde de quinta-feira (27), com a chegada das caravanas de diversos municípios do Piauí, aqui na cidade e as visitações em algumas comunidades e local, com trocas de experiências e intercâmbios de conhecimentos.

A programação deu continuidade durante amanhã do dia (28) sexta feira, na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz), onde aconteceu uma feira com a exposição dessas sementes nativas, sem modificação genética, com troca de experiências e de sementes pelos Agricultores Familiares.

No mesmo momento teve as ações e palestras, com teste de transgenia; pesquisa sobre os agricultores (as) com alunos da EFA’s; apresentação de bomba solar, máquinas de debulhar feijão verde e seco e produtor de forrageira.

Além dessa programação teve musicalidade ao vivo com forró pé de serra e leituras de poesias e depoimentos dos envolvidos no evento.

Uma das autoridades presentes no evento foi o senhor Carlos Campos, Coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, que falou da importância do III Festival das Sementes da Farturas do Piauí, onde Pedro II sediou o primeiro festival e esse que foi o terceiro. Segundo Carlos, esse momento é importante porque traz a perspectiva dos agricultores (as) de construírem propostas alternativas de convivência com o semiárido, e o que se observa é que nos últimos anos, o período de seca vem cada vez mais se tornando mais grave no semiárido brasileiro e nem com isso os nossos agricultores não perderam as esperanças de continuarem apostando na preservação de nossas sementes nativas sem modificação genética, que tem ganhado a cada ano novos defensores dessas sementes”.

"Em encontros como esse que está acontecendo aqui em Pedro II, o que vemos é a troca de conhecimentos, saberes e sabores”. Finalizou Carlos Campos.

Gilvan Santana, que é de Ipueiras e estudante do IFPI de Cocal, falou que “eventos como esse se torna importante por proporcionar a troca de experiência de agricultores de uma região com outra”. “Também a possibilidade de trocar as sementes de uma região tem com a outra que não tem e isso fortalece a rede de sementes de todo o estado, porque aquela região que não tinha aquele tipo de semente para plantar, passa a plantar e produzir e com isso aumenta mais a diversificação e a quantidade dessas sementes nativas”.

Já a Maria Francisca, agricultora, residente na zona rural de Picos, disse que esses encontros têm como objetivo de fortalecer esse movimento na garantia e preservação das sementes nativas que são as sementes criolas. “A rede de Sementes da Fartura está crescendo e se multiplicando e isso é muito interessante”. Disse a Maria Francisca.

No decorrer do evento o que mais me chamou atenção e também dos visitantes foi a máquina de debulhar feijão seco e verde, o que facilita o processo se tornando bem prático e rápido.

O evento teve o apoio também da Prefeitura Municipal de Pedro II, através da Secretaria de Agricultura e Turismo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES