Pedro II terá projeto de horticultura inédito no país

Pedro II terá projeto de horticultura inédito no país

Pedro II terá projeto de horticultura inédito no país | Mário David
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comunidade Tapera dos Vital, no município de Pedro II, receberá, em 2016, um projeto piloto inédito no país referente ao cultivo de hortaliças. O projeto Vida no Sertão vai utilizar a técnica da aeroponia, onde plantas leguminosas e de outros tipos serão cultivadas suspensas no ar, sem necessidade de solo, e tendo suas raízes regadas com uma névoa ou massa de gotículas de solução nutritiva. Dessa forma, além do aproveitamento de espaço, será possível economizar água de forma considerável.

O projeto será desenvolvido de forma conjunta pela Associação Tapera em parceria com a Modena Terzo Mondo (Modena Terceiro Mundo), Prefeitura de Pedro II e Governo do Estado do Piauí. Os recursos, de um milhão e meio de reais, serão provenientes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Fundação Banco do Brasil, com contrapartida do governo.

A prefeita de Pedro II, Neuma Café, comemorou a realização do projeto que vai gerar emprego e renda para a comunidade, além de ser modelo para todo o país. “É um projeto inovador. É transferência de tecnologia para o país. Vamos agregar as famílias do assentamento, gerando emprego e renda para a comunidade. Pedro II já mostrou que tem mercado para absorver essa produção, uma vez que hoje grande parte de frutas e verduras nós compramos do Ceará. É um projeto pioneiro no país e com a implantação em Pedro II, a tendência é expandir para outras cidades e regiões do Brasil. É uma ação desafiadora, mas que está sendo feita a várias mãos e tem tudo para ser um sucesso e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Pedro II”, pontuou.

Para o secretário estadual de desenvolvimento rural, Francisco Lima, Pedro II está recebendo vários projetos estratégicos graças a articulação da prefeita Neuma Café. “Quero destacar a importância desse projeto que é mais um resultado da articulação da prefeita Neuma com o governador Wellington e com o deputado Assis Carvalho. Estamos tratando de parcerias estratégicas nesse momento como é o caso do cultivo de flores por empresas de fora do estado e agora o Vida no Sertão que trará, de forma inédita, a aeroponia, para o Piauí e para o Brasil”, destacou.

Em Pedro II, o italiano Luca Mucci responde pela Modena Terzo Mondo, uma associação voluntária internacional de solidariedade com sede na cidade de Modena, na Itália, mas atuante no Brasil há mais de 20 anos. “O objetivo principal da associação é para proteger os direitos e a promoção e capacitação do indivíduo em todas as suas dimensões, através da sensibilização e conscientização das pessoas sobre as principais questões relacionadas com a condição de subdesenvolvimento e a discriminação social, econômica, cultural e religiosa que está sujeita a grande parte da população do mundo” explicou Luca Mucci. De acordo com a coordenadora da Associação Tapera dos Vital em parceria com a Modena Terzo Mondo, Rosane Getirana, a organização italiana está presente na comunidade desde 2001 e já realizou diversos projetos sociais. “A comunidade evoluiu muito com os projetos sócio educacionais na educação escolar, nos postos de saúde, com padarias e hortas comunitárias”, lembrou. Para Rosane, a expectativa de realização do projeto é positiva devido à motivação dos moradores. “Temos todas as condições de realizar esse projeto. Temos boas condições geográficas, de solo e, principalmente, pessoas motivadas que vão se engajar para ter mais qualidade de vida. É uma parceria muito importante com o município e com os demais órgãos”, garantiu.

Secretaria de Comunicação

Fotos: Mário David



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES