Plano Emergencial contra a Microcefalia é discutido em Pedro II

Plano Emergencial contra a Microcefalia é discutido em Pedro II

Plano Emergencial contra a Microcefalia é discutido em Pedro II | Beto Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em seminário sobre Microcefalia e Zika Vírus, centenas de profissionais da saúde do município de Pedro II participaram da elaboração do Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Microcefalia.

O objetivo é fortalecer a rede de assistência à saúde e conscientizar a população sobre as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor das três doenças.

Uma das ações que devem ser implementadas, de imediato, é a criação da Sala de Coordenação e Controle para Gerenciamento e Monitoramento, prevista no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 

Segundo Miriane Araujo, gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o funcionamento dessas salas deve seguir as normas estabelecidas pela Diretriz Geral SNCC/2015 do Ministério da Saúde e ter na sua composição representantes do Gabinete do Executivo Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, entre outros.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel Barros, o engajamento da população na campanha de combate ao Zika Vírus é essencial. "Todas as equipes de profissionais da SMS estarão empenhados no trabalho de combate ao Zika, mas é preciso engajamento da população na hora de combater o mosquito transmissor", disse.

Com o tema, "Pedro II na luta contra a Microcefalia", a Prefeitura de Pedro II, por meio da SMS, vai intensificar campanhas educativas e ações que visam diminuir os índices de infestação predial, que no ano passado chegaram ao patamar de 1,9%. "O índice de infestação predial de Pedro II fechou abaixo de 2%, graças ao  bom trabalho do setor de endemias, mas vamos trabalhar para diminuir para menos de 1%, como preconiza a Sesapi", disse Daniel Barros.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES