Prefeita reúne secretarias e define metas para o segundo semestre de 2015

Prefeita reúne secretarias e define metas para o segundo semestre de 2015

Prefeita reúne secretarias e define metas para o segundo semestre de 2015 | Sales Neto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeita Neuma Café esteve reunida na tarde dessa terça-feira (22) com os representantes das secretarias municipais de Pedro II para definir as ações prioritárias de cada setor da gestão púbica que serão desenvolvidas ao longo do próximo semestre. “Vamos cobrar mais empenho, mais participação e mais entrosamento entre todos os gestores municipais juntamente com suas equipes de trabalho para alcançarmos maiores e melhores resultados na administração pública”, afirmou a prefeita. Neuma Café disse ainda que todos estão comprometidos com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Pedro II. Para isso, a prefeita destacou que será dada atenção especial às ações desenvolvidas na saúde, educação e de infraestrutura. “Vamos aprimorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas nossas escolas, investir em melhorias na estrutura de toda a rede de saúde, nas nossas estradas, no abastecimento d’água e em todas as ações que beneficiem diferentemente ao povo da nossa cidade”, pontuou. A reunião foi uma segunda etapa do Seminário Intersetorial que ocorreu no dia 24 de junho.

O Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rodrigo César, considerou importante a orientação da prefeita Neuma Café para a definição das metas a serem trabalhadas pela saúde até o fim do ano. “São metas que já estamos desenvolvendo. As melhorias na rede de saúde já começaram tanto na zona urbana como na rural, através dos serviços prestados. E vamos fazer um mapeamento para colocar mais equipes de saúde para atender à população onde for mais necessário”, explicou. De início serão mais duas equipes. Uma para o bairro Santo Antônio que atende hoje a quase quatro mil pessoas e outra próxima da região de areia branca, onde o crescimento populacional é constante. A informação é da Diretora de Atenção Básica da SMS, Kádja Barreto, que falou sobre mais ações que serão reforçadas pela secretaria. “Vamos manter o plantão completo de médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e do Hospital Josefina Gertirana. Queremos também ampliar nossa farmácia básica para, junto com a implantação do laboratório municipal, possamos atender à população na realização de exames e fornecimento de medicamentos”, detalhou.

Para a Secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, o apoio da prefeitura nas ações prioritárias das secretarias representa “um avanço para a população de Pedro II. No nosso caso, trabalhamos com o público mais vulnerável e por isso a prioridade é ampliar nossos serviços para atendermos de forma imediata. Ou seja, melhorar nossa estrutura para acolher os problemas que são levados aos nossos centros de referência da assistência e providenciar soluções mais rápidas para quem nos procura.”

No setor de educação, um dos destaques feitos pela prefeita Neuma Café, a Secretária de Educação, Adriana Costa, elencou como prioridade o processo de nucleação das escolas. Dessa forma, será possível diminuir o sistema multisseriado que é um empecilho ao aprendizado das crianças. Além disso, Adriana Costa acrescentou outras metas para a educação. “Vamos ampliar o espaço criança que foi algo que desenvolvemos no Festival de Inverno e ofereceu leitura, jogos e brincadeiras. Queremos, agora, levar isso para os bairros. E vamos também ampliar a matrículas nas creches para crianças de zero a cinco anos, beneficiando assim as mães que querem trabalhar e não tem onde deixar os filhos”, informou.

Colaborando com a educação está o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) que irá priorizar o fortalecimento da agricultura familiar. Atualmente, a merenda escolar compra 30% da produção e a meta até o fim do ano é chegar a 60%. “Vamos ajudar cada comunidade na construção de hortas. Isso vai trazer renda para aquela comunidade e qualidade na merenda dos nosso alunos. Já estivemos com técnicos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) que nos garantiram kits de irrigação e mudas de plantas frutíferas”, garantiu o Secretário Celso Braga.

Além dos cuidados com a saúde, educação, alimentação e cidadania dos moradores de Pedro II, a prefeitura também irá reforçar as áreas ambientais da cidade e as opções culturais do município. O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ronaldo Pinheiro, apontou cinco prioridades da secretaria. “Vamos promover a arborização da orla do açude Joana, pois já temos a pista de cooper e agora vamos revitalizar o açude e colocar mudas para tornar o ambiente agradável para quem chega em Pedro II. Nosso foco também continua sendo a limpeza da cidade. São as podas de árvores, a retirada do lixo das ruas e dos terrenos baldios. Já estamos fazendo isso e vemos a diferença. Vamos também recuperar o antigo prédio do Horto Florestal e deixa-lo em plena atividade. E já estamos nos preparando para a totalidade do nosso aterro sanitário. Os recursos estão garantidos. E não vamos esquecer também dos nosso Olhos D´água que, devido ao clima, estão precisando de uma intervenção mais forte”, colocou.

Já a Secretária de Cultura, Maria das Dores, a professora Dorinha, reforçou a importância da construção da Casa de Cultura em Pedro II como uma das formas de tirar o jovem da ociosidade e apoiar os talentos locais. “Com o aval da prefeita vamos criar um espaço cultural que ofereça música, teatro e outras artes para a população. Principalmente para os nossos jovens que muitas vezes não conseguem expressar seu potencial. Será também um espaço para os nossos artistas da terra que terão seus trabalhos e suas produções valorizadas”, sustentou.

A prefeita Neuma Café também determinou a melhoria nas ações das Secretarias Municipais de Administração e de Governo. Segundo Everto Oliveira, Secretário Municipal de Administração, “nosso grande desafio é a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários para o nosso servidor. E também queremos a Escola de Governo. Com ela, vamos atender a várias demandas e, especialmente, promover a qualificação do nosso pessoal. Essas duas metas vão melhorar muito o setor administrativo.”

Além de assessorar e representar a prefeitura Neuma Café, faz parte do trabalho da Secretaria de Governo ouvir as demandas e conhecer o nível de satisfação da população. Quem confirma é o secretário Evandro Nogueira. “Nosso trabalho é manter a prefeita em contato com o povo. E temos feito isso sempre. Não só com a população de Pedro II, mas também com toda a administração e são momentos como esse que mostram que está dando resultado”, frisou.

Fruto desta gestão, a Secretaria Municipal de Comunicação tem possibilitado a criação de importantes ferramentas para divulgar as ações da prefeitura para a população. De acordo com o Secretário Sales Neto, “todas as metas da secretaria se resumem a dar visibilidade às ações da prefeitura. Para isso, vamos continuar criando as condições necessárias. Já temos parceria com três rádios em Pedro II, com sites locais e da capital, além dos jornais escritos”. Sales Neto confirmou ainda que será desenvolvido todo um plano de marketing para tonar as informações de fácil acesso ao cidadão. “É também uma forma de manter nossa câmara de vereadores bem informada. É natural que haja embates entre forças políticas, mas, ninguém deverá ficar sem dar uma devida resposta por falta de informação”, observou.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Sales Neto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES