Procuradoria Geral do Município ingressa ação contra ex-gestora

Procuradoria Geral do Município ingressa ação contra ex-gestora

Procuradoria Geral do Município ingressa ação contra ex-gestora | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-prefeita de Pedro II Neuma Maria Café Barroso (Neuma Café), juntamente com a ex-secretária de Saúde Amanda Rafaele Andrade Monteiro e a ex-diretora do Hospital Josefina Getirana Neta, Bianca Karoline Monteiro Cavalcanti, estão sendo denunciadas através de Ação de Improbidade administrativa uma vez que equipamentos e bens públicos oriundos de emendas parlamentares para a aquisição de material permanente para o Hospital Josefina Getirana Netta, não foram encontrados.

Através do Fundo Municipal de Saúde e com uma emenda parlamentar federal no valor de R$ 929.471,84 (novecentos e vinte e nove mil quatrocentos e setenta e um reais e oitenta e quatro centavos), de uma proposta de nº 11694.167000/1140-02 do Ministério da Saúde anexa, a ex-prefeita do município de Pedro II - PI, ora requerida, supostamente adquiriu equipamento/material permanente para a Unidade de Atenção Especializada em Saúde Hospital Josefina Getirana Netta, situado no município de Pedro II - PI.

Os referidos equipamentos foram supostamente adquiridos através da empresa UP Med do Brasil, todavia, não se possui qualquer procedimento licitatório, vez não ter sido o mesmo, como nenhum outro, encontrado pela atual gestão.

Consta nos balanços da prefeitura que toda a verba repassada fora gasta com os referidos equipamentos e materiais, entretanto, antes mesmo de assumir a gestão em janeiro de 2017, na transição governamental, em novembro de 2016, a servidora nomeada para o acompanhamento da transição do setor de saúde, no momento de receber das mãos da antiga gestora, constatou-se que não se encontravam no Hospital uma série de equipamentos/materiais que figuravam como adquiridos com aquele valor da emenda parlamentar.

Dos 69 (sessenta e nove) itens que a ex-prefeita afirma ter adquirido, conforme constatado em proposta da emenda federal e nota de empenho, foram encontrados na posse e administração do Hospital, apenas 16 (dezesseis) destes. Diante de todas as incongruências apresentadas na aquisição, comprovação de gastos dos recursos repassados, constata-se a falta de mais de 70% dos equipamentos/materiais hospitalares que supostamente foram adquiridos pelo município na gestão da ex-prefeita, equipamentos estes, que deveriam esta sendo utilizados em beneficio da população.

Diante dessa situação o Município ingressou com ação de improbidade administrativa e encaminhou a denuncia para o Ministério Público Federal através da Procuradoria Geral do Município, que tem a frente à advogada Isabel Coelho, em conjunto com assessoria Jurídica do Município, composta pelos advogados Bruno Correia Lima, Fabiano Pereira da Silva e Josiane Marques.

Para a Procuradora Geral do Município, Isabel Coelho, a falta desses equipamentos/materiais prejudica diretamente a população, já que se poderia ter um hospital bem mais equipado. “A presente ação é para apurar e punir, se for o caso, a gestora responsável por tais irregularidades, vez que os equipamento/materiais ditos adquiridos não se encontram no hospital municipal, dessa forma o município deixa de ter um hospital bem equipado para atender a população”, disse a procuradora.

Com Informações e responsabilidade: Procuradoria Municipal Dra. Isabel Coelho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES