Projeto visa fortalecer Sala do Empreendedor em Pedro II

Projeto visa fortalecer Sala do Empreendedor em Pedro II

Projeto visa fortalecer Sala do Empreendedor em Pedro II | Beto Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um encontro realizado nesta quinta-feira (09) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Pedro II visa encontrar alternativas para fortalecer a Sala do Empreendedor.

Durante o encontro foi proferida uma palestra pela consultora do Sebrae, Graça Carvalho, que tratou sobre os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor e a importância da Lei Geral do Microempreendedor Individual (MEI).

A Lei Geral do Microempreendedor foi apresentada pelo Executivo Municipal à Câmara Municipal ainda em 2013 e aprovada por unanimidade. Logo em seguida, a prefeita Neuma Café autorizou a instalação da Sala do Empreendedor de Pedro II, inaugurada em agosto do ano passado.

A lei do MEI trata-se de uma medida instituída pelo município que, por meio da qual, oferece condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.

Por ter adotado medidas que valorizam o microempreendedor local, como a instituição da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), a prefeita Neuma Café recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Para Graça Carvalho, todas as ações já desenvolvidas no município são importantes, mas, fortalecer a cada dia a Sala do Empreendedor é essencial para o empreendedorismo local. "Principalmente para aqueles que ainda estão na informalidade e pretendem formalizar seus negócios", disse.

Dentro das ações apontadas pelo Projeto de Fortalecimento da Sala do Empreendedor, está a promoção e realização de capacitações e consultorias para superar as dificuldades que os microempreendedores ainda têm sobre a legalização de empresas e acesso aos financiamentos existentes nas instituições credoras.

O encontro contou com a participação de gestores e assessores de órgãos municipais, onde Graça Carvalho explicou o foco do projeto. "Nosso objetivo é mostrar a importância da Sala do Empreendedor para os empresários locais e para o desenvolvimento econômico do próprio município", disse.

A Sala do Empreendedor possibilita a novos empreendedores ou empresários locais a oportunidade de discutir a sua ideia ou dúvida com consultores capacitados, incentivando empreendedores locais a buscar a formalização, pois com isso, o pequeno empresário passa a adquirir vantagens como registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que permite, entre outras facilidades, o pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais, além de contar com a redução de impostos e direito a cobertura previdenciária.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros/Secom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES