Promotor faz visita ao CREAS e destaca parcerias

Promotor faz visita ao CREAS e destaca parcerias

Promotor faz visita ao CREAS e destaca parcerias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social de Pedro II, recebeu nesta quarta-feira (28) a visita do representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotor Plínio Fontes.

Segundo o próprio promotor, já existe uma parceria envolvendo o CREAS, o MPE e o Poder Judiciário. " E nós viemos aqui conversar com os menores e adolescentes que são assistidos pelo município através dos serviços oferecidos pelo CREAS. Esses menores foram submetidos a medidas socioeducativas e de liberdade assistida. Nós acompanhamos, de perto, esse trabalho desenvolvido aqui", disse Plínio Fontes.

 

O CREAS é um serviço público, oferecido pelo município, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

 

Durante a conversa com esses menores que cometeram algum ato infracional, a coordenação do CREAS fez uma homenagem e um agradecimento ao promotor pelo trabalho desenvolvido. Quem entregou o certificado foi a assistente social e coordenadora do CREAS, Conceição Sousa.

 

Plínio Fontes destacou a diminuição de atos violentos envolvendo jovens. "Pedro II já não registra mais tantos confrontos de gangues e atos de violência envolvendo jovens, como acontecia há um ano atrás. Isto é fruto do trabalho desenvolvido pelas equipes do CREAS, em parceria com o Ministério Público e o Judiciário", comentou o promotor.

 

O representante do MP enfatizou ainda que, além dessas parcerias que foram mantidas e dos esforços que estão sendo envidados, é necessário a colaboração da família desses menores. "Uma instituição muito importante nesse processo é a família, precisamos que os familiares também se empenhem nesta luta", pontuou.

 

A secretária de Assistência Social, Lurdinha Alves, afirmou que a parceria com o Ministério Público tem surtido um efeito bastante positivo. "Nossa equipe tem trabalhado intensamente em busca de amenizar os problemas que chegam até nós. A parceria com o Ministério público tem nos ajudado muito, e é essencial para o êxito desse trabalho", disse.

 

O CREAS dispõe de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que atendem os menores e suas famílias com acompanhamento, orientações, oficinas, entre outras atividades. 

 

ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS

Segundo dados da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas, 95% das pessoas acompanhadas pelo órgão no ano passado deixaram o vício do uso de algum tipo de droga. "Aqui, nós fazemos uma busca ativa nos bairros, conversamos com as famílias e procuramos fazer a reinserção social dessas pessoas. É assim que desenvolvemos nosso trabalho", afirmou o coordenador Samuel Castro.





 

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Sales Neto e Beto Barros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES