Rádio Cruzeiro em contagem regressiva para sua migração para FM

Rádio Cruzeiro em contagem regressiva para sua migração para FM

Rádio Cruzeiro em contagem regressiva para sua migração para FM | Logomarca
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um sonho que está pertinho de se transformar em realidade depois de muitos anos.

Estamos falando da migração de faixa de AM para FM da Rádio Cruzeiro, que até o final do ano deixará de transmitir em Amplitude Modulada para Frequência Modulada. Muitas pessoas devem estar se perguntando sim e qual é a diferença? Pois é, esse é um dos fatores para a mudança do perfil dos espectadores de rádio no Brasil. Enquanto a audiência vem caindo e o número de pedidos de outorga no AM está parado desde 2010, o FM tem atraído novos anunciantes e abrindo novas perspectivas, por vários aspectos, sendo um deles a melhor qualidade de áudio. A interferência das ondas eletromagnéticas na faixa AM é bem maior que na faixa FM. Isso explica os ruídos característicos de transmissões feitas em Amplitude Moderada. Com a migração AM para FM, o áudio ficará “limpo” e “claro”, o que melhora a qualidade do som para o ouvinte.

Outro ponto que destacamos é o aumento da audiência, embora a emissora AM tenha tido até bem pouco tempo atrás uma amplitude maior de audiência, com ouvintes em um maior número de cidades. O FM, sua audiência tende a aumentar. Isso por dois motivos principais: o primeiro é a melhoria na qualidade do áudio. O segundo se dá pela possibilidade de transmissão também via web, o que possibilita que a rádio seja sintonizada em qualquer lugar do mundo.

Com a evolução tecnológica, o rádio deixou de ser um mero aparelho que fazia companhia às donas de casa e se popularizou, não só ao atingir mais pessoas, mas também por ter sido incluído em outros meios.

A migração AM para FM proporciona, com isso, maior integração das emissoras de rádio em plataformas digitais, como os celulares e os tablets, algo que não acontece com o AM.

Aumento nas contratações, o governo federal estima que a migração AM para FM deve estimular as contratações de novos funcionários para o setor da radiodifusão em todo o país. Além da abertura de novas fronteiras, sobretudo com a convergência para as plataformas digitais, empresários já planejam manter uma programação durante 24 horas, o que não acontecia no AM.

Maior quantidade de canais no FM

Para acomodar o número de emissoras nessa transição do AM para o FM, serão criadas novas faixas. Algumas cidades grandes, por exemplo, não comportam novas emissoras de rádio no espectro e, portanto, a Frequência Modulada, que começa no 88,1FM deverá ser levado para o 76FM em alguns casos. Isso significa maior diversidade de estações no seu dial e com melhor qualidade de áudio.

No caso da Rádio Cruzeiro ela sai de 640 Khz para 99,7 Mhz, onde também receberá todas essas qualidades sonoras e facilidades de capitação do seu sinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES