Tapera dos Vital e região ganha Infra-estrutura

Tapera dos Vital e região ganha Infra-estrutura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comunidade Tapera dos Vital e região nesses últimos anos, por meio de parcerias tem conseguido grandes benefícios, solucionando assim muitos problemas que durante muito tempo a região enfrentava. Um dos primeiros problemas solucionados foi à dificuldade de água potável para os moradores, principalmente na época de estiagem, por ser uma região de sertão. Em seguida foi por meio de uma parceria entre a Associação de Moradores das Comunidades Boa Esperança e Tapera dos Vital, Comunidade Italiana, Prefeitura de Pedro II e Centro de Formação Mandacaru, foi construído um colégio e um posto de saúde, para beneficiar a população que mora região devido à distância a ser percorrida todos os dias pelos alunos para freqüentarem o colégio. Quando as pessoas adoeciam tinham que percorrer aproximadamente 70 km para chegar até Pedro II, muitas vezes sem a mínima condição de viajar devido à gravidade da doença ou sem ter como pagar o frete.

A comunidade sempre bem assessorada pelo Centro de Formação Mandacaru procurou criar suas associações para poder pleitear projetos que pudessem atender outras necessidades que eles moradores tinham. Um dos sonhos era criar um assentamento para garantir uma melhor qualidade de vida para eles, com terra, casas, água encanada, energia, estrada e créditos para geração de renda.

Segundo o Presidente da Associação ?Nova Terra? Francisco Barros ?foram mais de oito anos de luta para alcançar as primeiras conquistas. Muitas famílias de tanto esperarem terminaram desistindo da luta porque achavam que não iriam conseguir. Hoje quem desistiu está arrependido porque estão vendo que a batalha foi difícil mais está tendo o resultado, embora de forma demorada mais o importante é o objetivo ser alcançado como nós estamos vendo hoje, o que servirá de exemplo para outras comunidades não desistirem da luta da conquista de seus objetivos, mesmo com dificuldades e demora mais chega o dia?.

São dois assentamentos que estão em construção na comunidade. O assentamento ?Nova Terra? está dividido em duas Agrovilas e tem uma extensão de terra de aproximadamente 3.500 Hectares, com lotes de 50 metros de frente e 100 metros de fundo e assentará sessenta e três famílias. As casas já começaram a ser construída e tem três quartos, uma sala, uma cozinha, um banheiro e uma área de trabalho.

Já o assentamento do Veado dos Matias tem uma extensão de terra de aproximadamente 1.500 Hectares, tem a mesma dimensão dos lotes de terra e as casas são no mesmo padrão e assentará vinte e cinco famílias.

Os dois assentamentos são financiados pelo INCRA e deve o assessoramento técnico do Mandacaru que tem contribuído muito no processo de assentamento na região, o que com isso o desenvolvimento dessas regiões e a melhor qualidade de vida dos beneficiados são vistos a olho nu.

Na oportunidade os representantes das duas Associações convidaram o Pinheiro, para uma visita em loco sábado (06), para conhecer de perto todo processo de desenvolvimento que a região vem passando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES