1° SaLiPicos começa nesta quinta-feira

1° SaLiPicos começa nesta quinta-feira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Picos está em contagem regressiva para sediar o 1° Salão do Livro- SaLiPicos. O evento literário terá início nesta quinta-feira (12) e seguirá até o próximo domingo 15 de setembro, no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros. O SaLiPicos, que homenageia o grande escritor picoense Fontes Ibiapina, contará com a participação de autores nacionais como Paulo Lins, Lília Diniz, Salgado Maranhão e Beto Brito, além de escritores regionais e locais.

Para o prefeito Kléber Eulálio, a realização do SaLiPicos é uma forma de cuidar do povo picoense. ?Temos a obrigação de cuidar do nosso povo oferecendo educação, saúde, infraestrutura, mas também precisamos disponibilizar eventos dessa natureza, oportunidades de incentivo à cultura e à educação. Por isso, estamos trazendo escritores, palestrantes nacionais, regionais e, ainda, autores locais que irão mostrar seus trabalhos durante esses quatro dias?.

Segundo o prefeito a expectativa é de um grande evento. ?Não só os picoenses ganharão com o SaLiPicos, os municípios da região podem participar conosco. No final, vamos dizer que o evento valeu a pena. Que nossa cidade enriqueceu no ponto de vista cultural?. O chefe do Executivo picoense assegurou que o SaLiPicos entrará para o calendário de eventos da cidade.

Já o secretário municipal de educação, Padre Walmir Lima, afirma que o maior investimento da festa literária é a partilha do conhecimento e a troca de experiências. ?Costumo dizer que nos só temos a ganhar e não espero um retorno imediato. Sabemos que o conhecimento vai produzindo um efeito positivo gradativamente. Sem falar dos efeitos imediatos que são a participação e a circulação de pessoas, esperamos em torno de 10 a 15 mil pessoas no Estádio Municipal durante esses quatro dias?.

A programação da festa literária conta com palestras, shows, tendas de leituras, bate-papo literário, exposição, circo das letras. A abertura do evento será às 19h, desta quinta-feira, com a palestra ?Fontes Ibiapina de fio a pavio?, ministrada pelo escritor Eneas Barros. Em seguida, apresentação teatral com a Família Zoom de Teatro, show com Emmannuely Brandão e Vavá Ribeiro.

Os visitantes do 1° Salão do Livro de Picos poderão viajar no mundo dos livros, participar de palestras, bate-papo literário, do circo das letras e de shows.

PROGRAMAÇÃO SALIPICOS

DIA 12 DE SETEMBRO

18h30min?Abertura Oficial

19h30min?Fontes Ibiapina de fio a pavio

Palestrante: Eneas Barros ? PI (Escritor, formado em Economia pela UFPI e Jornalismo e Marketing pela Universidade Nebraska-Lincoln ? EUA, especialista em Planejamento e Administração do Turismo, comanda a estratégia de marketing da famosa rede de restaurantes Favorito).

20h- Família Zoom de Teatro- Rol de Porteira;

21h30min     ?     Show Musical com Vavá Ribeiro

 

DIA 13 DE SETEMBRO

8h?O Mapa da Tribo ? Leitura e Debate.

Palestrante: Salgado Maranhão ? RJ (Poeta e Letrista de grandes sucessos da MPB, ganhador de vários Prêmios Literários Nacionais, entre eles o de melhor livro de poesia em 2010 pela Academia Brasileira de Letras).

9h40min?"Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável".

Palestrante: Professor Lourenilson Leal ? PI (Professor do IFPI, Mestre em Educação pela UFPI, doutorando da USP, com experiência na área de Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior, com ênfase em História da Educação e Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Legislação e Política Educacional, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Pesquisa em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação).

11h30min?Intervalo para almoço e descanso

15h?Gonzaga e Patativa: nordestinos, sim, nordestinados, não ? o projeto de construção de uma identidade nordestina.

Palestrante: Cristiane Pinheiro ? PI (Professora da UFPI, com mestrado em Educação, Coordenadora do Curso de Letras-Português do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos-PI).

16h40min?Crônica ? Da Carta de Descobrimento ao O Dia em Quase Namorei a Xuxa

Palestrante: Professor Wellington Soares ? PI (Professor, cronista, contista, produtor cultural, especialista em língua portuguesa e literatura brasileira e portuguesa pela PUC/MG, fundador e diretor da Revista Revestrés, membro fundador e ex-coordenador do SALIPI).

17h30min?Intervalo (visitação aos estandes)

19h?Desde que o samba é samba / Subúrbia e Cidade de Deus

Palestrante: Paulo Lins ? RJ (Poeta, romancista, roteirista de filme e pesquisador premiado, ganhou notoriedade depois do sucesso de Cidade de Deus, filme baseado em seu romance e que concorreu ao Oscar).

20h30?Show musical com Flavenildes Santana e Banda Nova Era

 

DIA 14 DE SETEMBRO

8h?Das possibilidades de utilização do cordel em sala de aula

Palestrante: Professor Cineas Santos ? PI (Escritor, professor, editor, produtor cultural e apresentador de televisão, diretor-presidente da Oficina da Palavra, membro fundado do SALIPI e Coordenador do Projeto A Cara Alegre do Piauí).

9h40min?A cultura como mola propulsora do desenvolvimento sustentável.

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego ? PI (Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (1996), registro DRT-PI 1827/97. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP (2010), com estágio de doutorado na UAB/Barcelona (2009). Atua como Coordendora e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí).

11h30min?Intervalo para almoço e descanso

15h?Uma Picos antológica de todos os gêneros para todas as raças.

Palestrante: Professora Francelina Macedo ? PI (Professora, jornalista, atriz, atuou no filme ?Intolerância e Paixão?, escritora, poetisa, Presidente da Academia de Letras da Região de Picos).

16h40min?Arte e Design no Cotidiano

Palestrante: Professora Jasmine Malta ? PI (Professora da Universidade Federal do Piauí, Arte-educadora, especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Letras, Doutoranda em Literatura Comparada, articulista do Jornal O Dia, Designer de Interiores e membro da Fundação Quixote contribuindo para o SaLiPi desde sua primeira edição).

17h30min?Intervalo (visitação de estandes)

19h? Palestra/Show: Cordel para todos

Palestrante: Beto Brito ? PB (Músico, poeta cordelista, rabequeiro e criador do maior cordel do mundo. Parceiro de grandes nomes da música brasileira, entre eles Zé Ramalho, Beto Brito é autor de vários livros que mantêm viva a cultura nordestina).

20h30?Show musical com Juliana Guedes e Darlan Alves

 

DIA 15 DE SETEMBRO

8h - Vinícius de Moraes ? uma aula.

Palestrante: Professor Luís Romero Lima ? PI (Professor, crítico literário, editor, membro fundador e coordenador do SaLiPi, autor de livros didáticos e análises críticas, consultor e elaborador de provas de concursos e vestibulares).

9h40min - O Médico e a Literatura

Palestrante Dr.ª  Kátia Marabuco ? PI (Médica oncologista, com doutorado em cirurgia de pescoço e cabeça pela USP, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, professora da UFPI e Presidente da Associação Médico Espírita do Piauí).

11h30min?Intervalo para almoço e descanso

15h?Saber otimizado sustentável: uma revolução no aprendizado

Palestrante: Irmã Ana Tereza Bezerra da Silva ? PI (Religiosa da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, formada em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, especialista em Planejamento Educacional e Administração Escolar).

16h40min?Espetáculos:?Sertanejares: versos e cantigas?

               Cora dentro de mim: ?Fazendo doces & Plantando Rosas?

Atração: Lília Diniz ? DF (Atriz, poeta, artesã, membro do Proyecto Cultural Sur que abriga artistas e intelectuais da América Latina, licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UNB e autora de livros de poesias populares).

17h30min?Intervalo (visitação de estandes)

19h?Solenidade de Encerramento

19h30min?Show de Humor com Dirceu Andrade

               Coletânea com as melhores piadas de todos os shows

20h30min?Show com Pedro Rocha e Banda Doutor Mundo e Marcelo Luz e Jorginho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES