3º BEC fará coletiva sobre possível saída do Batalhão de Pic

3º BEC fará coletiva sobre possível saída do Batalhão de Pic

3º BEC - Picos | O Povo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

3º BEC fará coletiva sobre possível saída do Batalhão de Picos‏

Na ocasião, o General Carlos Alberto concederá uma coletiva com a imprensa, no dia 16 de Janeiro, quinta- feira próxima, das 17:30h às 17:45h

O Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção ? 3º BEC, sediará, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2014, a 1ª Reunião de Comando dos Batalhões de Engenharia do Nordeste. Nesta ocasião, estará presente o Exmo Sr General de Brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia (Escalão Superior do 1º BEC; 2º BEC; 3º BEC; 4º BEC e 7º BE Cmb).

Na ocasião, o General Carlos Alberto concederá uma coletiva com a imprensa, no dia 16 de Janeiro, quinta- feira próxima, das 17:30h às 17:45h.

A polêmica em torno da saída do 3º BEC da cidade de Picos teve início quando o governador do estado do Tocantins solicitou à presidente Dilma Rousseff a instalação de um Batalhão de Engenharia e Construção para o seu estado, tendo em vista as inúmeras obras por lá realizadas.

Na oportunidade foi realizado um estudo onde aponta que o Brasil dispõe de 11 Batalhões de Engenharia e Construção, dois deles localizados no estado do Piauí, e que o 3º BEC de Picos seria o mais apropriado a deixar o estado, tendo em vista que nos últimos sete anos não realizou nenhuma obra em solo piauiense.

?Haverá uma reunião com Estado Maior do Exército, Departamento de Engenharia e Construção e com o Comandante do Exército, e o Comandante vai aceitar a proposta de transferência, ou não. A decisão deve sair nas próximas semanas e com o Comandante do Exército decidindo que sim, a proposta será levada para a Presidente Dilma?, explica o Cel. Ivan Oliveira, Comandante do 3º BEC.

Cel. Ivan acrescenta que o estudo realizado pelo exército levou em conta o apoio logístico, mas que dados levantados pela própria sociedade e comunidade política verificaram que há sete anos o Batalhão não realiza nenhuma obra no Piauí, a última realizada foi no estado do Pernambuco, ao contrário do 2º BEC de Teresina, que inclusive está trabalhando nas obras da BR 135.

?O que o Exército levantou foi o apoio logístico, estar numa capital nos permite participar de licitações com empresas mais fortes, que têm condições de dar suporte a uma obra pesada, uma obra grande. Nós fazemos licitações o ano inteiro, nós geramos em torno de 50 milhões por ano em licitação e empresas do Brasil inteiro participam. Para ter uma ideia, o nosso fornecedor de gás é do Rio Grande do Sul, em material de construção temos algumas empresas pequenas daqui, mas tem muita gente de fora como Recife, Natal e João Pessoa. Então essa parte logística de suporte a obra é muito melhor numa capital?, afirma.

3º BEC injeta 4 milhões por mês na economia picoense

O Coronel Ivan Oliveira aponta que em termo de execução de obras esta mudança seria positiva para o 3º BEC, no entanto, acrescenta o Batalhão tem uma ligação muito forte com a comunidade picoense, inclusive financeiramente.

?Como comandante atual não posso me furtar ao fato de que o 3º BEC já tem uma ligação com a comunidade. O Batalhão está em Picos há 42 anos e injeta em torno de 4 milhões de reais por mês na economia local só com pagamento de salários, esse é um volume alto para uma cidade de 70 mil habitantes como Picos, então nós temos uma noção do impacto econômico que seria para a cidade com a saída do Batalhão?, acrescenta.

Por que o 3º BEC passou 7 anos sem construir no Piauí?

O Coronel Ivan Oliveira explica que diferente das empresas do ramo de construção civil, o Exército Brasileiro só participa de uma obra quando é convidado, ou seja, não participa dos processos licitatórios com as construtoras, mas estabelece um convênio com o órgão concedente para executar a referida obra.

?Depois que surgiu essa polêmica da saída nós fomos procurados por algumas obras do DNIT e do DR, ainda estamos estudando, pois o Batalhão precisa de obras em que ele possa de auto sustentar. As nossas obras são um pouco mais dispendiosas do que as de uma empresa privada que contrata o profissional especialista, nós ensinamos o soldado a operar, então fazemos uma obra mais lenta, em compensação estas têm uma durabilidade maior, pois a gente se esmera neste quesito. O que acontece normalmente é que as obras mais difíceis com menor lucro para uma empresa privada são passadas para o Exército?, afirma.

Nos últimos sete anos o 3º BEC de Picos atuou no estado do Pernambuco, entre as obras consta o Projeto de Integração do Rio São Francisco e a duplicação da BR 101. Atualmente o 3º BEC está disponível para executar obras no Piauí, desde que essa obra faça aumentar o potencial de trabalho do Batalhão, o que não inclui obras pequenas. Fonte: Portal O Povo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES