Assentados podem renegociar dívidas fundiárias

Assentados podem renegociar dívidas fundiárias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário afirmou que a resolução 4.029 é uma conquista dos trabalhadores rurais, porém, ressalta que o governo federal tem que dar condição para os agricultores produzirem.

Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Banco do Nordeste se reuniram com moradores de Assentamentos da região de Picos para discutirem a implantação da resolução 4.029, aprovada em novembro de 2011. De acordo com a resolução, os assentados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário que possuem pendências financeiras podem renegociar suas dividas e pagá-las em até dez anos.

Segundo o secretário de políticas agrícolas da Fetag, Paulo Carvalho, os moradores do semiárido beneficiados com a medida terão bônus de 40% na quitação do débito. O secretário destaca ainda que os assentados que estiverem com até seis parcelas vencidas pagam apenas 20% sobre o valor da última parcela, que venceu antes do prazo de publicação da resolução.

Paulo Carvalho disse que o interessado no benefício deve procurar a agência do Banco do Nordeste até o dia 28 de março de 2013 para formalizar o pedido de renegociação junto à financeira. Ele lembra que a primeira data limite era 30 setembro, mas como a maioria dos endividados não procurou uma agência do Banco para requerer o parcelamento esse prazo foi adiado para 28 de março de 2013.

O secretário afirmou que a resolução 4.029 é uma conquista dos trabalhadores rurais, porém, ressalta que o governo federal tem que dar condição para os agricultores produzirem e, com o lucro de produção, quitarem seus débitos.

Em relação às reivindicações para a convivência com o semiárido, Paulo carvalho informou que a Fetag cobra dos poderes constituídos políticas públicas para o homem do campo enfrentar a seca sem grandes prejuízos, no entanto, essas reivindicações não são atendidas efetivamente. ?Reivindicamos dos governos Federal, Estadual e Municipal medidas como: construção de adutoras, de barragens e equipamentos de poços para amenizarem o sofrimento de tantos homens e mulheres que presenciam seus animais morrerem de fome e de sede. Infelizmente, o que vemos é falta de interesse em executar essas ações simples e eficientes. Falta vontade política?, enfatiza o secretário.

Durante o encontro, que aconteceu no Sindicato dos trabalhadores Rurais, no último dia 13, o representante da Fetag disse que o órgão oficializou ao governo do estado o pedido de sementes de milho e feijão para 250 mil os agricultores, além de mudas de caju e mandioca.

fonte: Portal o Povo

REDAÇÃO e PUBLICIDADE / MEIONORTE PICOS: (89) 9972-2869/ (89) 9419-0608 / (86) 9805-2838



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES