Barragem de Bocaina está com apenas 24% de sua capacidade

Barragem de Bocaina está com apenas 24% de sua capacidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

DNOCS está gerenciando os recursos hídricos nos reservatórios da Região de Picos

Fonte: Rodeador news

Em passagem pela cidade de Picos nesta última sexta-feira (04), o coordenador Estadual do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), José Carvalho, falou que devido à forte estiagem que atingiu a Microrregião e por conta do baixo volume das barragens o órgão está gerenciando a utilização da água nos reservatórios da Região.

?Nossa preocupação maior é com aquelas barragens que já se encontram com o volume crítico. E aqui na Região nós temos duas importantes barragens, a de Ingazeiras em Paulistana, que tem capacidade para 25 milhões de m³ e hoje está com 7 milhões, e a barragem de Bocaina que é importantíssima para essa Região. É uma barragem com capacidade para 106 milhões de m³ e hoje está com 26 milhões?, pontuou José Carvalho.

De acordo com o coordenador Estadual do DNOCS, o objetivo do gerenciamento dos recursos hídricos da barragem de Bocaina é fazer com que a água possa atender tanto quem se utiliza do lago do reservatório quanto às pessoas que utilizam da água a jusante, ou seja, ao longo do Rio Guaribas, depois da barragem.

?Essa barragem tem uma importância muito grande. Porque além de seu uso para o abastecimento humano ela tem uma atividade econômica em torno dela. Tem a atividade de piscicultura no lago e tem atividade de irrigação, piscicultura e de lazer ao longo de todo o município de Picos?, destacou Carvalho.

Mas o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca no Piauí revelou que por conta da estiagem só é possível ter fluxo de água em toda a extensão do Rio Guaribas na Região de Picos graças a uma gestão sincronizada entre as barragens de Bocaina, Piaus e Poço de Marruás.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES