Carreta de saúde da mulher chega a cidade de Picos‏

Carreta de saúde da mulher chega a cidade de Picos‏

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Fonte: Ascom SMS

A “Carreta de Saúde da Mulher” chegou ao município de Picos na manhã desta terça-feira (30). A unidade móvel estará realizando gratuitamente exames preventivos de combate ao câncer de colo de útero, ultrassonografias mamárias e mamografias até o próximo dia 3 de outubro. Diariamente serão realizados cinquenta exames em mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

"A carreta de saúde da mulher cumpre uma programação, já tendo passado por alguns municípios do estado e permanecendo em Picos de hoje ate o dia 03 de outubro, essa carreta representa um acesso à ampliação dos acessos das mulheres aos exames de mamografia e ultrassonografia, e faz parte de um elenco de ações voltadas ao enfrentamento  e a redução da incidência de câncer de color de útero e de mama nas nossas mulheres”, ressaltou a secretaria municipal de saúde, Drª Ana Eulálio.  

A carreta é equipada com quatro salas, sendo uma para triagem dos pacientes, uma sala para mamografia, uma para ultrassonografia e outra reservada para emissão dos laudos dos exames. Os exames de ultrassonografia são entregues na hora, já os de mamografia são entregues em 72 horas.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – Sesapi, Fundação Maria Carvalho Santos e Secretaria Municipal de Saúde. O veiculo já se encontra estacionado na Rua Marcos Parente, 155 - Centro, em frente ao Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião – PAIM e os atendimentos serão feitos durante manhã e tarde, das 08h00min as 17 horas.

De acordo com a secretária municipal de saúde está prevista para o mês de novembro uma segunda fase do programa no município de Picos. “Nesse momento nós estamos trabalhando com uma demanda agendada por conta de que a carreta ela tem uma meta para o município de Picos que é a realização de 200 procedimentos, o prefeito Kleber Eulálio já fez gestões junto a secretaria no sentido de que essa carreta possa retornar ao nosso município em novembro, desta feita para um período de permanência maior para ampliar o acesso das mulheres picoenses à oportunidade da realização da mamografia e do ultrassom”, frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES