Caso Nondas começa a audiência de instrução e julgamento dos acusados.

Caso Nondas começa a audiência de instrução e julgamento dos acusados.

réus em audiência | Foto divulgada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A audiência acontece no Fórum Helvídio Nunes de Barros

Postado:Leila Fernanda

Teve início na manhã desta sexta-feira (01), a continuação da audiência de instrução e julgamento dos réus acusados de envolvimento na morte do empresário Epaminondas Feitosa em junho deste ano. A audiência foi realizada no Fórum Helvídio Nunes de Barros,e as testemunhas foram ouvidas. A sessão foi presidida pela juíza titular da 5ª vara da Comarca de Picos, Nilcemar Rodrigues de Araújo Carvalho e conduzida pela promotora Itaniele Rotondo.

Estavam sentados no banco dos réus Rinaldo José do Nascimento, o Teté, de 21 anos, e José Manoel do Santos Matos, o Santinho, de 33 anos, acusados de serem os executores do homicídio; Tiago Osório Cavalcante, apontado pela polícia como o agenciador do assassinato e Antônia de Sousa Andrade, viúva do empresário, acusada de ser a mandante do crime.

Foto:Paula Monize

A primeira testemunha a ser ouvida nesta manhã foi o segurança do Instituto Monsenhor Hipólito. O segurança já havia sido ouvido na audiência da última sexta-feira (25), e novamente constrói o depoimento para confirmação de informações. Segundo a testemunha, o mesmo reconhece entre os acusados o Teté e o Santinho porque moram próximo a sua residência. No entanto, a testemunha não consegue reconhecer uma terceira pessoa que acompanhava o Tiago Osório em função do uso do boné.

Foto:Paula Monize

Protestos dos familiares

Anterior ao início da audiência, familiares do empresário Nondas Feitosa já realizavam protestos em frente ao Fórum Helvidio Nunes. Os familiares estavam com faixas, cartazes, e a todo momento clamavam por justiça. Na tentativa de conter os protestos, foi montado um esquema de segurança, onde a família não poderia se aproximar dos acusados até que os mesmos chegassem a sala onde acontece a audiência.

Foto:Romário Mendes

O crime

O empresário foi assassinado em junho deste ano com nove tiros ao chegar em sua residência, na Rua Zuza Lino no Centro de Picos. Segundo informações, o empresário foi abordado por dois homens e alvejado por nove disparos de arma de fogo. Posteriormente os assassinos fugiram do local em uma motocicleta.

As investigações do caso estavam sob o comando do Delegado Tales Gomes que efetuou a prisão de Teté, Santinho, Antônia Andrade e Tiago Osório, ambos acusados de envolvimento na morte do empresário.

A audiência está prevista para ocorrer durante todo o dia.

Atualização 11h02

Testemunha de defesa arrolada foi ouvida. Até o momento duas testemunhas já foram ouvidas. A testemunha ouvida reside no mesmo bairro que Tiago e Iago.

Atualização 11h20

Até o presente momento já foram ouvidas três testemunhas. A quarta testemunha é Benedito Rufino que mora na mesma rua em que reside o acusado Teté, Rua Nova Descoberta. O depoimento da testemunha foi encerrado.

Atualização 11h30

A próxima testemunha a dar seu depoimento foiTatiane Conceição Sousa, a testemunha é arrolada pela defesa de Santinho. Tatiane Conceição mora na mesma rua do acusado. Encerra o depoimento da testemunha.

Atualização 12h 15

Deporam as testemunhas arroladas pela defesa de Antônia Andrade (viúva do empresário). A primeira a dar seu depoimento é Marli que já teve sua participação encerrada. O próximo a testemunhar é o corretor de imóveis, Edson, que em seu depoimento falou que em 2011 Toinha o havia procurado para que o mesmo vendesse uma de suas roças, situada na cidade de Sussuapara. No entanto, não obtiveram êxito na negociação. O depoimento de Edson acaba de ser encerrado.

Depoimentos das testemunhas de defesa foram marcados pela rapidez.

Atualização 12h35

O agente da Polícia Civil, Vilmar Batista começa a ser interrogado. Segundo Vilmar, o segurança do colégio, Silvestre, informou a polícia que as três pessoas que aparecem nas imagens tratam-se de Teté , Santinho e Tiago Osório. O depoimento do agente foi interrompido, e Vilmar foi acompanhado por dois policiais para uma sala fechada. Os advogados de defesa de Antônia Andrade, Herval Ribeiro, advogados de defesa de Santinho e Teté, Santino Alderi Martins, o advogado de Tiago Osório, Gleuton Portela, solicitaram que a juíza Nilcemar Rodrigues de Araújo Carvalho, prendesse o agente Vilmar sob a alegação de que o mesmo estava mentindo no depoimento provocado pelo o interrogatório dos advogados citados.

A juíza Nilcemar Rodrigues determinou que dois policiais o conduzissem do plenário para uma sala separada para que o mesmo pudesse refletir sobre as declarações dadas. Caso seja mantido o depoimento, o mesmo poderá ficar preso. A defesa ainda provocou a representante do Ministério Público, Itaniele Rotondo, afirmando que a mesma estava presente na audiência realizada na última sexta-feira quando o depoente havia constado uma informação que divergia da prestada no depoimento de hoje. neste momento por conta deste episódio houve um intervalo.

Atualização 15h

Começa a ser interrogado o agente da Polícia Civil, Herlon Viana da Silva. De acordo com o agente o segurança do Instituto Monsenhor Hipólito, Silvestre reconheceu Teté, Santinho, Tiago e Iago pelas imagens da câmera de segurança.

Atualização 15h50

A juíza Nilcemar Rodrigues de Araújo Carvalho pede ao público presente para se retirarem do auditório para dar continuidade ao depoimento do agente da Polícia Civil, Herlon Viana.

Atualização 16h1o

A audiência ainda continua de portas fechadas para o público por determinação da juíza Nilcemar Rodrigues.

Atualização às 17h50

Neste momento pausa de 40 minutos para descanso. Na volta , os réus prestarão seus depoimentos.

Fonte:Paula Monize



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES