Comerciante picoense acusa SAMU de negligência

Comerciante picoense acusa SAMU de negligência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Postado:Leila Fernanda

Demonstrando indignação o comerciante Cesar Pio procurou a Secretaria Municipal de Picos, na manhã da quinta-feira, 08, para denunciar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) pelo crime de negligência médica. Em entrevista a nossa reportagem o comerciante disse ter ligado para o SAMU às 3h45min pedindo socorro para a sua esposa, a senhora Jadeir de Moura Feitosa, que sofria de fortes dores no abdômen. Um médico, cujo nome não foi divulgado, receitou, por telefone, um buscopan. Ao receber o medicamento, Jadeir teria sofrido uma reação adversa, tendo o seu estado clínico agravado.

Cesar Pio disse ter ligado novamente para o SAMU, pedindo urgência. Teria ouvido do médico que o atendeu, que ele se encontrava ?avexado?, pressa que seria desnecessária. Após 15 minutos a ambulância chega a sua residência, sem um médico, apenas com motorista e enfermeiro, e transporta a esposa do comerciante para a Clínica de Urgência. Lá chegando, constatou que não havia médico e buscou a Casa de Saúde, onde pagou a um profissional da medicina para que a atendesse.

César Pio teria ouvido do médico que a sua esposa poderia ter ido a óbito, caso tivesse demorado mais um pouco para ser atendida, detalhe que isso só veio a acontecer por volta das 5h30min. ?Aconteceu isso comigo, quer dizer, quantas pessoas já morreram por falta de atendimento médico? Após 20 minutos uma pessoa ainda me mandar ter calma?, protestou.

O comerciante também foi ao SAMU onde falou com o coordenador médico do SAMU, Mário José. Ele teria afirmado que nem todos os casos um médico pode se deslocar. Até o fechamento dessa matéria a senhora Jadeir de Moura Feitosa estava internada. Seu quadro clínico não era bom, mas estável. César Pio quer saber o nome do médico para cobrar explicações deste.

Explicações

Em entrevista a nossa reportagem o médico Mário José que desempenha a função de coordenador médico do SAMU, informou que não é em todos os casos que os profissionais se deslocam para o local onde são solicitados. Ele falou que a equipe segue um ?protocolo de socorro?, baseado na legislação vigente.

A receita de medicamento por telefone por parte de um médico, baseado nos relatos dos sintomas, segundo Mário José, seria uma prática comum. Ele alegou que não pode informar o nome do médico que atendeu Cesar Pio, por uma questão de ?ética?. Quanto ao atendimento médico, o coordenador diz que aqueles que estão ao telefone não podem abandoná-lo, ficando ao lado do aparelho durante todo o plantão. O atendimento por parte do SAMU estaria mais difícil no momento, pois apenas uma ambulância está em funcionamento, uma vez que a outra está em manutenção.

Fonte:Jaílson Dias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES