mais

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador
Enredenacional | FRP

Fonte: MDA

Os resultados dos trabalhos em grupo, com as contribuições da delegação do Piauí para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (SNDRSS), e as orientações estratégicas para ação futura da Rede Nacional de Colegiados Territoriais, foram apresentados nesta quinta-feira (22), último dia do Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais. O Encontro teve seu encerramento, com a leitura da carta de Salvador e com debate e aprovação do regimento interno da rede Nacional de Colegiados Territoriais. O evento também serviu para a realização da eleição da coordenação política da Rede.

Salientando a importância da carta de Salvador o secretário-executivo da Rede, Mazinho, afirmou que essa agenda terá o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), dos colegiados e dos conselhos estaduais. Ele lembrou que o documento ?é uma carta política, é uma prática de governança, representa nossos anseios, é um rumo.?

Andrea Butto, secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), ressaltou que nesse encontro falamos de um momento novo para construir a política de desenvolvimento territorial, que teve início no processo de preparação da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. ?Partindo dos avanços e desafios, pactuamos uma agenda prioritária, para fortalecer a política de desenvolvimento rural que envolve compromissos do Governo Federal e de um maior diálogo com estados e municípios,? assinalou a secretária ao realçar que a iniciativa envolve também os conselhos estaduais e municipais de desenvolvimento rural sustentável, além de organizações da sociedade civil.

Na carta de Salvador, todos os participantes do Encontro Nacional da Rede de Colegiados se comprometeram: com a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; em garantir a sustentabilidade do apoio aos colegiados; com a elaboração dos Planos Plurianuais Territoriais Participativos e dos planos estaduais de desenvolvimento rural sustentável e solidário; com a ampliação dos processos de formação dos agentes de desenvolvimento territorial e conselheiros(as); com a ampliação do diálogo entre as esferas de governo; em apoiar e promover a estruturação de consórcios públicos territoriais; em criar comitês/câmaras de desenvolvimento territorial; com a articulação entre os colegiados territoriais; e com a priorização e investimento em ações que fortaleçam a participação e a organização social de mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais.

Para Haroldo José de Oliveira, representante do território do Alto Jequitinhonha, presidente da Associação Pró-Melhoramentos de Palmital, município de Datas, Minas Gerais, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável, esse Encontro é uma das principais ferramentas nas bases para dar força e conhecimento e para alavancar a agricultura familiar. "Os debates que vem acontecendo aqui mostram nossa realidade do Oiapoque ao Chuí. Penso que temos tudo para obter sucesso e fazer o desenvolvimento realmente ocorrer no campo.

A representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Benedita Ribeiro, do Território Costa do Descobrimento, assentamento Milton Santos, em Porto Seguro, está satisfeita com a participação das mulheres neste Encontro que é de 49,1%. ?Estamos perto dos 50%. Foi expressiva a participação das mulheres e estou com esperança de que as demandas do campo seja atendidas e tenham visibilidade com esses encontros?, disse.

O Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais finaliza um ciclo de encontros estaduais, realizados nos 26 estados e no Distrito Federal. Estes eventos contaram com a participação de mais de mil pessoas, entre representantes dos colegiados territoriais, conselheiros dos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSS), das Delegacias Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da coordenação executiva da Rede Nacional de Colegiados.

Atrações culturais

As atrações musicais movimentaram a noites do Encontro. Na primeira noite, se apresentou um trio nordestino. Já na quarta-feira (21), todos dançaram ao som de um forró pé de serra, com a banda feminina do Olodum, e na noite desta quinta-feira (22), encerrando a programação cultural, se apresentam As ganhadeiras de Itapoã, num samba de roda.


Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 1

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 2

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 3

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 4

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 5

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 6

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 7

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 8

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 9

Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais se encerra com leitura da Carta de Salvador - Imagem 10

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail