Hemocentro de Picos realizará campanha para doação de sangue.

Hemocentro de Picos realizará campanha para doação de sangue.

hemocentro | Foto divulgada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha acontece na próxima segunda-feira (25) e se estende até o dia 29

Postado :Leila Fernanda

Em comemoração ao dia nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional de Picos realiza na próxima segunda-feira (25) a campanha para doação de sangue que se estende até o dia 29. A campanha tem por objetivo aumentar o banco de sangue disponível no Hemocentro de Picos que atende a Picos e macrorregião.

Segundo o coordenador de campanha do Hemocentro, Dr. Waldemar Júnior, o sangue é um problema crônico. ?Nosso banco de sangue nunca é suficiente se pensarmos que há vários grupos sanguíneos, e que mesmo tendo uma quantidade considerável, há sempre a falta de um grupo de sangue, por isso a necessidade de sempre incentivar a doação de sangue?, disse o coordenador.

Waldemar Júnior ainda informou que normalmente o Hemopi de Picos recebe por mês entre 250 e 300 doadores, mas durante a campanha espera que este número aumente para 400 doadores. Para as pessoas que comparecerem ao Hemopi de Picos durante a semana em que ocorre a campanha e realizarem a doação de sangue serão entregues camisetas como brindes e incentivo.

Foto:jesika Mayara

O coordenador da campanha, Dr. Waldemar Júnior, ainda aproveitou a oportunidade para fazer um convite a toda a sociedade picoense. ?Convidamos as pessoas que são doadores de sangue, e as que ainda não são para participarem desta grande campanha e conhecerem o serviço que é simples, e ao mesmo tempo ajudar vidas que dependem da sua doação?.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.

Quem tem e está com boa saúde;

Quem pesa acima de 50 kg;

Quem não pode doar

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IGM positiva).

Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;

Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;

Quem usou ou usa drogas injetáveis;

Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;

Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;

Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.

Fonte:Paula Monize



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES