MEC autoriza 60 vagas para curso de medicina em Picos

MEC autoriza 60 vagas para curso de medicina em Picos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deve ganhar 180 novas vagas por ano para Medicina apenas na UFPI, sem contar as oferecidas pela Uespi (Universidade Estadual do Piauí) e faculdades particulares

UFPI de Picos

O Ministério da Educação (MEC) já autorizou a criação do curso de medicina para Picos, faltando apenas uma vistoria dos técnicos para verificação da estrutura. Este é o problema que vem sendo discutido pela Universidade em Picos e que pode ser resolvido com a construção do Centro de Referência Médica. O deputado Assis Carvaho conseguiu do Ministério da Saúde o valor de R$ 34,6 milhões para construção do Centro, sendo parte da emenda de bancada de iniciativa do parlamentar. Os recursos estão disponíveis na Caixa e podem ser utilizados pelo Governo Estadual para a obra.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai passar de 80 vagas de Medicina para 260, sendo 120 em Teresina, 80 em Parnaíba e 60 em Picos. A notícia foi dada pelo reitor Arimateia Dantas Lopes ao deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) em reunião ontem (16), em Teresina. Com isso, o Piauí ganha 180 novas vagas por ano para Medicina apenas na UFPI, sem contar as oferecidas pela Uespi (Universidade Estadual do Piauí) e faculdades particulares.

Quanto ao curso de Medicina de Parnaíba, previsto para iniciar em 2014, o Governo do Estado já encaminhou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) o termo de acordo para que possa ser concluído o processo de cessão do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) para a UFPI, a fim de que a unidade de saúde funcione como hospital escola para o curso de Medicina no município.

PALAVRA DO GOVERNADOR

O governador Wilson Martins (PSB) já tinha dado essa notícia, numa entrevista ao vivo ao Jornal da Cultura FM, na sexta-feira, dia 2 de agosto, data da sua mais recente visita à cidade de Picos.

?Vou dar aqui uma notícia de primeira mão, um furo de reportagem: eu estive com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em Brasília, e com o reitor da Universidade Federal do Piauí, e digo aqui pra você que o curso de Medicina foi autorizado para funcionar em Picos com 60 vagas?, afirmou o governador Wilson Martins, na entrevista.

Na entrevista à Rádio Cultura FM, o governador Wilson Martins disse que ?a instalação e funcionamento do curso dependem, agora, apenas da adequação da estrutura de saúde pública, para possibilitar a realização de estágio para os acadêmicos. As vagas para o curso de medicina serão ofertadas no próximo vestibular e o curso deve começar a partir de 2014?, garantiu o governador.

Com informações da Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES