Ministério do Desenvolvimento realiza 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

Ministério do Desenvolvimento realiza 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Evento será realizado nos dias 4 e 5 de setembro na UFPI

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo do Estado do Piauí através da Comissão Organizadora Estadual ? COE irá realizar entre os dias 4 e 5 de setembro, no Auditório Luís Silva, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí ? UFPI, a 2ª Conferência Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ? CNDRSS.

O evento que tem como objetivo geral construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ? PNDRSS, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da PDBR, com indicação de metas de curto, médio e longo prazo, com projeção até 2030, visa promover uma discussão a partir de documentos que foram gerados durante as Conferências Territoriais realizadas no estado.

Para assegurar a participação das cidades piauienses durante a 2º Conferência Estadual, o Piauí foi dividido em 11 territórios. Cada um, por sua vez, promoveu a eleição de delegados com objetivo de participar do evento estadual. Ao todo, foram eleitos 170 delegados sendo 85 mulheres e 85 homens, destes 34 são jovens, os quais conduzirão, dentre outros, debates sobre políticas públicas de Agricultura Familiar.

Na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, será eleito um total de 30 representantes piauienses que participarão da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável, cuja realização está prevista para o mês de outubro, em Brasília-DF.

As contribuições do Piauí para o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ? PNDRSS tem como referência os debates e as proposições realizadas nos territórios, segundo os eixos propostos para a Conferência:

1. Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar;

2. Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais;

3. Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida;

4. Gestão e participação social;

5. Autonomia das mulheres rurais;

6. Autonomia e emancipação da juventude rural;

7. Promoção do etnodesenvolvimento

O evento será realizado com o apoio da Comissão Organizadora Estadual ? COE, que é composta pelos órgãos dos governos MDA, SDR, SEPLAN, EMATER, bem como as organizações da sociedade civil que contribuíram na mobilização dos participantes. E a divulgação do evento como um todo pela Obra Kolping do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES