Padres da Diocese se reúnem na Missa do Santo Crisma.

Padres da Diocese se reúnem na Missa do Santo Crisma.

missa do santo crisma | foto divulgada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além dos padres, dezenas de fiéis e leigos das diversas paróquias da Diocese de Picos participaram da Santa Missa.

Postado:Leila Fernanda

Na manhã de Quinta-feira Santa, 17 de abril de 2014, das 08h às 10h30m, aconteceu na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, a celebração da missa do Santo Crisma. Os padres da Diocese e, outros que vieram da Arquidiocese de Fortaleza-CE, dirigiram-se até a Igreja Catedral, para concelebrar com o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.

Além dos padres, dezenas de fiéis e leigos das diversas paróquias da Diocese de Picos participaram da Santa Missa.

Na cerimônia, os padres renovaram as promessas sacerdotais e concelebraram a Eucaristia com o bispo Diocesano. Na ocasião, o Bispo, abençoou os óleos dos Catecúmenos e o óleo dos enfermos. O primeiro utilizado nas celebrações de batizados e, o segundo, utilizado para a unção das pessoas enfermas (doentes).

Durante a homilia, Dom Plínio destacou três pontos marcantes para este dia, inicialmente por ser um ?momento celebrativo da vida em comunhão com a Igreja?, quando se reúnem todos os presbíteros para celebrar de um único lugar. Segundo, ?por ser o dia que se renova as promessas sacerdotais?, e terceiro, a ?benção dos Santos Óleos?.

Depois que os fiéis comungaram da eucaristia, o Bispo rezou a oração pós-comunhão e proferiu outra oração própria para a consagração do óleo do Crisma. O mesmo também é utilizado nas celebrações de Batismo, Crisma, na ordenação de padres e consagração de bispos.

Foto:Cleuma Silva

O Vigário Geral da Diocese de Picos, Pe. Flávio Santiago ressaltou que a missa dos santos óleos na qual é denominada pela Igreja é uma celebração litúrgica onde a comunidade eclesial pode vislumbrar a unidade da igreja, porque nela está presente o Bispo e seus primeiros colaboradores, que são os presbíteros da Diocese.

Já o Pároco da Paróquia de São José Operário, Pe. Adalto Filho enfatizou a importância da renovação das promessas sacerdotais feita durante a missa. ?Hoje é um dia muito especial, primeiro porque nos encontramos com todos os nossos irmãos no sacerdócio em torno do nosso Bispo, e depois por renovamos mais uma vez as promessas sacerdotais, momento este muito significativo para nós padres?, pontua.

O Pároco da Paróquia São Cristovão, Pe. Antônio Cristo afirma que a cada renovação sacerdotal se sente mais seguro para dar continuidade a sua missão, propagando o evangelho a todas as pessoas.

No final da missa, antes da bênção final, Dom Plínio José chamou os sacerdotes e entregou-lhes uma sacola contendo os três óleos em frascos diferentes: Batismo, Crisma e Unção dos enfermos.

Fonte:Cleuma silva Pascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES