Picos tem 1º Aterro Sanitário do Nordeste com vala impermeabilizada

Picos tem 1º Aterro Sanitário do Nordeste com vala impermeabilizada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cumprindo a Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010, da Politica Nacional dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Picos colocou na última sexta-feira (30) no Aterro Sanitário, o lixo na primeira vala impermeabilizada do Nordeste.

Na vala, foi feita a impermeabilização do solo para garantir a proteção ambiental, a segurança e a salubridade do aterro sanitário, impedindo o contato direto dos resíduos aterrados e dos subprodutos de sua decomposição com os aquíferos.

O técnico responsável por colocar os equipamentos na vala, Romualdo Militão, garante que a vala é a primeira que foi construída no nordeste. ?Essa vala certamente é a primeira no Piauí e no nordeste?, frisou.

Romualdo assegura ainda que a vala é de acordo com as normas ambientais, uma vez que nela possui capacitação e tratamento do chorume. ?Tudo que priorizar a licença ambiental esta vala possui?, conta.

Ordem Judicial

Antes, o prefeito Kleber Eulálio já havia desativado o lixão a céu aberto do bairro Altamira, cumprindo uma ordem judicial do Ministério Público. No dia 6 de maio, o gestor depositou os primeiros resíduos em uma vala provisória de acordo com o parecer da Funasa e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

?Ao assumir a Prefeitura de Picos eu já recebi uma decisão judicial que determinava a imediata interdição do lixão existente na Altamira. Naquela oportunidade, a Prefeitura possuía e ainda possui a imersão de posse de um terreno onde hoje está sendo construindo o Aterro Sanitário, área esta que foi desapropriada pelo ex-prefeito Gil Marques de Medeiros e no mês de março eu fui chamado pelo Ministério Público. Na ocasião, fizemos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) onde foi oferecido um prazo de 60 dias para que eu interditasse o lixão da Altamira?, conta o prefeito.

O gestor ressalta ainda que fez um termo de cooperação com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um técnico veio a Picos e orientou como seria feito a vala em um curto espaço de tempo. ?Foram feitas valas, onde foi colocado o lixo e depois enterrado para evitar ter um aspecto de um lixão e isso foi feito até a conclusão da primeira vala impermeabilizada?, diz.

O lixo hoje está colocado na vala com as técnicas ambientais e depois é enterrado para não prejudicar o meio ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES